Separai-vos dos Mundanos!

Carta circular aos Amigos da Cruz 


(São Luís Maria Grignion de Montfort).

"Não estareis vós, sem perceber, no caminho largo do mundo, que é o caminho da perdição?

Vós sabeis, mesmo, que há uma via que parece reta e segura ao homem e que conduz à morte?

Vós distinguis, de fato, entre a voz de Deus e da graça e a do mundo e da natureza?



Vós escutais realmente a voz de Deus, nosso bom Pai, que, depois de ter dado sua tríplice maldição a todos os que seguem a concupiscência do mundo: "vae, vae, vae habitantibus in terra" [ai ai ai aos habitantes da terra], vos grita amorosamente, estendendo-vos aos braços: "Separamini, popule meus: separai-vos, meu povo escolhido, caros amigos da cruz de meu filho; separai-vos dos mundanos malditos por minha majestade, excomungados por meu filho e condenados por meu Santo Espírito". Tomai cuidado de não vos sentar em sua cátedra empestada (cf. Sl. 1,1 ss); não permaneçais nas sua assembléias, nem mesmo pareis nos seus caminhos.

Fugi do meio da grande e infame babilônia; não escuteis mais que a voz, não sigais senão as pegadas de meu filho bem amado, que vos dei para ser vosso caminho, vossa verdade, vossa vida e vosso modelo, "ipsum audite" [escutai-o]. Ouvireis vós este amável Jesus que vos clama, carregando sua cruz: "Venite post me", vinde após mim; aquele que me segue não anda em trevas; Confidite, ego vici mundum, tende confiança, eu venci o mundo?"

Eis (...) os dois partidos, que se defrontam todos os dias: o de Jesus Cristo e o do mundo. O de nosso amável Salvador está à direita, subindo, num caminho estreito e apertado, mais do que nunca, devido à corrupção do mundo.

Esse bom Mestre vai à frente, caminhando com os pés descalços, a cabeça coroada de espinhos, o corpo, todo ensanguentado e carregando uma pesada cruz; Ele não tem mais que um punhado de seguidores, mas dos mais valentes, por que sua voz - tão suave - não se escuta no meio do tumulto do mundo ou não se tem coragem de segui-lo em sua pobreza, em suas dores, suas humilhações e suas outras cruzes, que é preciso necessariamente carregar, no seu serviço, todos os dias da vida.

À esquerda está o partido do mundo ou do demônio, o qual é o mais numeroso, o mais magnífico e o mais brilhante, pelo menos em aparência. Todas as pessoas importantes correm para ele, e todos se acotovelam, embora os caminhos sejam largos e mais alargados do que nunca pela multidão que passa por eles, como em torrentes; eles são forrados de flores, cercadas de prazeres e de jogos, cobertos de ouro e de prata."
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte:
Carta Circular aos amigos da Cruz (São Luís Maria de Montfort). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.