Quem é a "Prostituta" do Apocalipse?

“Um dos sete Anjos das sete taças veio dizer-me: ‘Vem! Vou mostrar-te o julgamento da grande prostituta, que se assenta à beira das águas copiosas: os reis da terra se prostituíram com ela, e com o vinho da sua prostituição embriagaram-se os habitantes da terra’. Ele me transportou, então, em espírito ao deserto, onde vi uma mulher sentada sobre uma besta escarlate, cheia de títulos blasfemos, com sete cabeças e dez chifres. A mulher estava vestida com púrpura e escarlate, adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro cheio de abominações; são as imundícies de sua prostituição. Sobre a fronte estava escrito um nome, um mistério: ‘Babilônia, a Grande, a mãe das prostitutas e das abominações da terra’. Vi então que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus. E vendo-a, fiquei profundamente admirado.” 
(Ap 17,1-6).

João escrevia de dentro de uma prisão, na ilha de Patmos, e o fazia através da linguagem apocalíptica, rica em símbolos e sinais, para que os soldados romanos não entendessem a mensagem cristã caso colocassem as mãos nos manuscritos. 


Para entendê-lo, devemos, por isso, entender sua técnica e retraduzir em idéias os símbolos que ele propõe, sob a pena de falsificar o sentido de sua mensagem (como acontece com as profecias de Daniel, também de linguagem apocalíptica, e as diversas ‘continhas’ que foram criadas ao longo dos anos para ‘adivinhar’ o dia da expiação).

Pois bem, um destes símbolos, é o nome Babilônia, que queria referir-se à Roma pagã. 

Sabemos que a Roma pagã por sua devassidão moral era comparada à antiga Babilônia. 

Antes do Apocalipse, São Pedro em sua primeira epístola utilizou-se do mesmo termo para referir-se à Roma. (1Pd 5, 13). 

Como Deus não é um Deus de confusão, o Anjo do Senhor fornece mais detalhes que facilitam a identificação da Prostituta, a inimiga de Deus. Vejamos o restante do trecho: 

“O Anjo, porém, me disse: ‘Por que estás admirado? Explicar-te-ei o mistério da mulher e da Besta com sete cabeças e dez chifres que a carrega’. A Besta que viste existia, mas não existe mais; está para subir do Abismo, mas caminho para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo, ficarão admirados ao ver a Besta, pois ela existia, não existe mais, mas reaparecerá. Aqui é necessário a inteligência que tem discernimento: as sete cabeças são sete montes sobre os quais a mulher está sentada.” 


(Ap 17, 7-9) 
Pois bem! É incorreto dizer que a prostituta que está sentada sobre os sete montes (que ficam na parte oriental) de Roma é a Igreja Católica, pois na época em que São João Evangelista redigiu o Apocalipse quem ali estava estabelecido era o Império Romano, que oprimia o povo de Deus. 




São João estava, justamente, transmitindo a mensagem do Anjo ao povo de Deus, a fim de informar que a vitória dos cristãos contra o Império Romano era iminente: 

Os reis que a Prostituta possui, ou seja, os Imperadores Romanos, Farão guerra contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, porque ele é Senhor dos senhores e Rei dos reis, e com ele vencerão também os chamados, os escolhidos, os fiéis.” (Ap 17, 14). 

O Apocalipse era, antes de tudo, uma mensagem reveladora de caráter confortador aos cristãos oprimidos pelo Império Romano. Pois foi Cristo que enviou sua Igreja à Roma. 

“Na noite seguinte, apresentou-se-lhe o Senhor e disse: …Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém,assim importa que o dês também em Roma.” (Atos 23,11).

E após anunciada esta vitória dos Cristãos sobre o Império Romano (Babilônia, Roma pagã), lá a Igreja está estabelecida até os dias de hoje. Conforme prometido pela Sagrada Escritura. 

Figura como mero oportunismo a tentativa de associar a Igreja Católica à prostituta do Apocalipse, além de se tratar de um erro grosseiro de interpretação. Sem falar da utilização da maledicência e do falso testemunho contra o Catolicismo. 

Por isso, nunca é demais ressaltar o que a própria passagem nos diz: “Aqui é necessário a inteligência que tem discernimento“.



2 comentários:

  1. Pence bem, quem tem entendimento, sabe que as profecias bíblicas tem sempre o caráter histórico no qual se cumpriu nesse período, e o do fim, SENDO ASSIM, QUEM SE ENQUADRA NESSA DESCRIÇÃO PARA O FIM É O SISTEMA CATÓLICO: EXEMPLOS NOTÓRIOS: Vestes,purpura e escarlate = clero católico, bispos e cardeais;LOCALIDADE: ROMA,"IGREJA ROMANA"; FEITOS: assassinatos, inquisição, influências sobre reis; NOMES BLASFEMOS SOBRE SI: segundo Mateus 23:9; "papas e padres": PROSTITUIÇÕES ESPIRITUAIS: (MITRA papal)o que o "papa" usa sobre a cabeça, cetro com uma imagem do sol, SOL adorado no Egito, Babilônia e roma pagã,continua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arvore e conhecida por seus frutos quantos homens e mulheres representarao esta igreja e por amor ao senhor jesus e esta igreja cruscificarao se com o senhor jesus tantos e tantos outros mais nao importa a era pois o amor e o mesmo ontem e hoje

      Excluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.