Estudo sobre as Críticas do Movimento Carismático

Quero provar neste artigo que podemos sim criticar a renovação carismática. Não só podemos como devemos, por se tratar de um movimento herético e anti-católico.

Antes de iniciar este artigo, quero deixar claro que eu já participei da Renovação Carismática "Católica" e quero deixar claro que NUNCA aprendi nada neste meio. Essa época eu não era convertida ao catolicismo, não sabia nem rezar o terço, achava que bastava participar de um grupo de oração e tava bom, nem a Santa Missa eu ia. Não sabia a importância da eucaristia, da confissão etc. Digo isso por duas razões, para os engraçadinhos que vem dizer que eu "entrei na Igreja pela Rcc". Me poupem, nunca aprendi nada neste meio. Tudo o que aprendi do catolicismo foi com seminaristas tradicionais, bons sacerdotes. Com eles aprendi a modéstia no vestir, onde no meio carismático eu apenas via mulheres de shorts, calças coladas, e roupas abertas dentro da Igreja [não que todas são assim, mas a grande maioria]. Com a tradição aprendi a amar a Santa Missa, aprendi as virtudes, a moral católica, aprendi a devoção perfeita a Nossa Senhora e tantas outra coisas. 

Digo também que já fui carismática pra outros tipos de engraçadinhos que insistem em comentar que "eu não vivi o carisma", ou que "eu nunca participei e não sei como é" e etc. Já ouvi muito isso de várias pessoas, acho que nem se passava na cabeça delas que já fui carismática um dia. Portanto, conheço exatamente o que se passa dentro destes 'grupos de orações' por aí. Infelizmente é cheio de absurdos e abusos, tentarei listar alguns aqui citando documentos católicos e escritos dos Santos sobre o assunto, listarei apenas os que são  mais frequentes e são totalmente contra a doutrina Católica. 

Quero deixar aqui, para quem ainda não leu, Meu Testemunho de Conversão ao Catolicismo, que conta como encontrei o Catolicismo Tradicional. 

Vale ressaltar, que eu não tenho a intenção de atacar ninguém, não tenho o direito de falar mal das pessoas que as vezes participam de boa vontade, com uma vontade sincera de agradar ao Senhor, mas foram pegas pelo meio errado. Caíram na armadilha do inimigo que se infiltrou dentro da Santa Igreja. Portanto o que aqui ataco são os erros do movimento, e não as pessoas em si. Portanto, que ninguém venha afirmar que estou "julgando". 

O Movimento Carismático é aprovado pela Igreja, seus abusos não.


É muito comum esta frase vindo de um carismático, e também citam o Papa Francisco dizendo que amam os carismáticos. Ora, amar os carismáticos também os amo, se assim não fosse eu nem estaria escrevendo este artigo. Amo os carismáticos, protestantes, budistas, os amo, e por isso quero a conversão de todos. Não ha melhor maneira de amar alguém que desejar a salvação de sua alma. Este é o maior bem que podemos querer para alguém.

O movimento carismático é aprovado pela Igreja, porém não há nenhuma nota de infabilidade no movimento. Isso significa que não há absolutamente nada no movimento que me seja obrigatório para me salvar. Por isso a Igreja nunca obrigou ninguém a participar. Se os "dons" que os carismáticos ensinam fossem assim de tanta utilidade, e necessários a minha salvação, a Igreja não hesitaria em obrigar todos os católicos a participarem. Assim como ensina que se eu faltar a Santa Missa é pecado mortal [dez mandamentos], pois participar do Santo Sacrifício é essencial para um Católico fiel. Sendo assim, ninguém pode me obrigar a participar ou gostar de tal movimento. Os carismas (verdadeiros e não os da Rcc) são extraordinários! Isso significa que Deus dá a quem ele quer e SE quiser, e eles não são obrigatórios à nossa Salvação. Sou eu quem digo? NÃO! É um doutor da Igreja:

"Alguns que leram livros de mística, aspiram àquela união extraordinária com Deus, chamada união passiva, porém eu desejaria muito mais que aspirassem à união ativa, isto é a perfeita conformidade com a vontade de Deus. (...) seria uma grande falta desejar êxtases, visões, revelações e coisas semelhantes. Os mestres da vida espiritual chegam mesmo a dizer que quem se vê enriquecido com tais graças deveria pedir a Deus que lhas tirasse para que o possa amar no caminho comum da fé, que é o mais seguro. Muitos santos alcançaram a perfeição sem essas graças extraordinárias, somente as virtudes, em especial a conformidade com a vontade de Deus nos tornam santos." [grifos nossos]

Santo Afonso de Ligorio - Escola da perfeição cristã.

Em segundo lugar, toda doutrina da Igreja é documentada. A Igreja através dos concílios sempre ensinou no no que devemos crer. E quando há alguma doutrina que não deve pode negada, a Igreja deixa muito bem explicado através de uma anátema [excomunhão]. Eis alguns espécimens de anatematismos pronunciados pelo Concílio Infalível de Trento em 1551:

"Se alguém negar que todos e qualquer um dos fiéis cristãos, de um e outro sexo, ao chegarem ao uso da razão, estão obrigados todos os anos a comungar ao menos na Páscoa, como manda a Santa Mãe Igreja, seja anátema" 
(cânon 9 do capítulo VIII do Decreto sobre a Eucaristia, em "A Fé Católica" nB 9149).

"Se alguém disser que só a fé é preparação suficiente para receber o sacramento da Santíssima Eucaristia, seja anátema." 
(cânon 10 do mes­mo capítulo Decreto em "A Fé Católica" n3 9150).

"Se alguém disser que o cânon da Missa contém erros e, por isso, deve ser abolido, seja anátema." 
(cânon 6 do cap. VI do mesmo Decreto em "A Fé Católica" nB 9180).

Isso é algo que não existe para o movimento carismático, não há nenhum concílio, ou documento que diga que eu não devo criticar a renovação. Portanto este é mais um motivo que me dá o direito de escrever este artigo. 

O terceiro motivo que me dá o direito de criticar, é que a Renovação Carismática é apenas um movimento [não obrigatório] como citei acima, e pode ser abolido a qualquer momento, por qualquer papa da Santa Igreja, como já aconteceu em outros tempos de algo ser aprovado, e em seguida condenado. 

O Papa João Paulo II, chegou a aprovar a Teologia da Libertação, e em seguida a negou, quando viu que tinha origem marxista. Ou seja, um papa que aprovou tal heresia, e em seguida condenou. O que pode acontecer com o movimento citado neste artigo. 

Um movimento apenas pode conter erros. Somente o Santo Padre é infalível, e existem ainda três condições para exercer a sua infabilidade. Nem todas as declarações do Papa são infalíveis, o ultimo papa a exercer sua infabilidade papal foi o Venerável Papa Pio XII. Se até com a maior autoridade da Igreja assim procede, por que raios as pessoas acreditam que tudo o que acontece no meio carismático é perfeitamente conciliável com o que ensina os documentos católicos? Existem níveis de assentimento ao magistério

Quem são os piores inimigos da Igreja? Podemos criticá-los?


Já citamos neste artigo também, e volto a citar, com fonte direto do Vaticano, a Encíclica Pascendi do Papa São Pio X, ali ele fala com todas as letras, que os piores inimigos da Igreja, estão dentro dela mesma. 

Papa São Pio X avisou à Igreja disso em 1907: “Estes, em verdade, como dissemos, não já fora, mas dentro da Igreja, tramam seus perniciosos conselhos; e por isto, é por assim dizer nas próprias veias e entranhas dela que se acha o perigo, tanto mais ruinoso quanto mais intimamente eles a conhecem. Além de que, não sobre as ramagens e os brotos, mas sobre as mesmas raízes que são a Fé e suas fibras mais vitais, é que meneiam eles o machado.”

Outra frase, do grande santo: “Não existe pregação caritativa da Verdade sem condenação explícita dos erros e heresias.” (São Pio X).

E ainda São Francisco de Sales, doutor da Igreja:

"Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa, desde que não se falte à verdade, sendo obra de caridade gritar: 'Eis o lobo!', quando está entre o rebanho ou em qualquer lugar onde seja encontrado".

(São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja, Filoteia ou Introdução à Vida Devota, parte III, cap. 28)

Não só podemos, como devemos denunciar o erro, para que não engula mais de nossos irmãos. São Muitas as lorotas ditas por carismáticos, então nada mais óbvio que seja grande sua refutação. Segue em ordem, os maiores erros dos carismáticos, que vi enquanto fui deste meio, e que presenciei em várias paróquias, e vários outros locais, não é somente "onde eu ia", mas em praticamente todos os grupos de orações. Por favor, não neguem o óbvio! Para este artigo não ficar demasiadamente longo, segue a refutação de cada erro em um link diferente. Para ser lido escolhendo por tema. 

A profanação presente nas missas de "Cura e Libertação".
Consolações Espirituais - Santa Catarina de Sena
Toda criatividade é bem vinda na Liturgia (Danças e teatros)? 
Só o Sacerdote fala in Persona Christi.
Raízes Protestantes da Rcc.
O Falso Ecumenismo
Nota Adicional: "Carismas" da Rcc.


Salve Maria

9 comentários:

  1. o catolicismo tradicional pode até ser o verdadeiro,mas como entender uma missa rezada de costas?oras,as pessoas também tem sede da palavra,o padre começa a missa de costas e termina de costas e nem uma palavra do evangelho?jesus disse pra pregar o evangelho.Quando a pessoa escuta o evangelho sai mais aliviada da missa.Não basta só comungar e pronto termina a missa e vai embora.Sou a favor do catolicismo tradicional em muitas coisas,mas missa sem o padre falar do evangelho não dá,se pelo menos ele terminasse a missa de costa e falasse pelo menos um versículo né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas então, você tá falando besteira :)

      Excluir
    2. Edna Cristina, o Padre NÃO fica de Costa nunca, ele fica de FRENTE para Deus. O sacrário (Jesus Cristo) fica na frente do padre e dos fiéis. Ou seja a assembléia INTEIRA está olhando para Cristo. Na missa nova, o Padre fica DE COSTAS PARA DEUS. É totalmente o contrário, pois o centro é Jesus Cristo e não o povo. Tirar o foco de Cristo para colocar nos homens pecadores é errado.

      Como assim não entende a missa tridentina em latim? Querida, pense um pouco, a missa é SEMPRE A MESMA, é repetição! Nunca muda, é sempre igual, é como a missa nova, a Liturgia é sempre igual e com isso as pessoas sempre vão saber o que está sendo dito. Além do mais, missa é SACRIFÍCIO. Você dizer que em latim não se entende é puro absurdo e mostra a ignorância e falta de conhecimento sobre o que é de fato a Santa Missa. Toda missa é a renovação do sacrifício de Cristo no altar, não importa em qual lugar do mundo está sendo celebrada. O Latim é a língua da Igreja, até os exorcismo são feitos em latim e o próprio demônio admitiu em vários deles que o latim os deixa irados, pois é uma língua sagrada. Por ser uma lingua "morta", É SANTA. Nós temos uma lingua que usamos no cotidiano, mas para falar com Deus utilizamos uma língua santa, sem profanações, para mostrar a Deus o quanto é sagrada a oração.

      Na missa tridentina há também a HOMILIA, onde o sacerdote explica o evangelho e dá conselhos. Onde vc viu que não existe homilia?? Você se quer deve ter participado de uma missa tradicional, desconhece completamente para falar algo que simplesmente não existe! Que feio...

      Por favor estude de fato o catolicismo antes de atacar e dar opiniões sem conhecimento.

      Excluir
  2. Edna Cristina, a Missa não é para "nos aliviarmos". Nela rendemos a devida adoração a Deus. Só Deus importa na Missa. E para Ele que o padre se dirige, para Ele que olhamos, para Ele que tudo é feito. Missa não é terapia, não é banquete entre amigos, nem é restaurante para ter "ceia". Pelo que vc fala, dá para perceber que vc não conhece a Missa, nem a doutrina católica. Nem a Tradição. Parar no aspecto exterior da Missa Tridentina é errado, pq o que importa é a essência. Mas a culpa não é toda sua, Edna. Foi mal catequizada, por pessoas despreparadas e mal dirigidas. Agora cabe a você se informar, estudar e recuperar o tempo perdido. Pegue o Catecismo de São Pio X (na internet tem PDF gratuito) e estude. Ninguém ama o que não conhece. Como pode amar a Deus se nem O conhece? Estude e compreenderá o que realmente é uma Missa e chegará à conclusão sozinha acerca das Verdades da Igreja que nos foi dado compreender. Rezarei por vc.

    ResponderExcluir
  3. Daiane de Andrade, posso divulga seus textos mostrando a fonte e autoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Fica a vontade, e desculpa a demora em responder. Só agora vi sua postagem. Salve Maria.

      Excluir
  4. Parabéns pelo trabalho. Deus abençoe a sua caminhada!

    ResponderExcluir
  5. Por que nem todos os subtítulos do final do artigo estão com links?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Porque o Estudo ainda não está finalizado. São artigos que ainda não foram terminados nem postados. Aguardem e logo estarão disponíveis! Salve Maria.

      Excluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.