Por que não sou Protestante?


“ E te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...”

A partir deste versículo retirado de Mateus, é com muita confiança que podemos ter a certeza, de que Jesus
entregou a sua única Igreja para continuar sua missão no mundo. Portanto a Igreja Católica não esta evangelizando e salvando almas pro Senhor a 500, 200, ou alguns anos atrás, mas sim a mais de 2000 mil anos. Alguns dos “novos” (protestantes) querem tirar muita verdade de nossa história, porém aqui vai alguns dos motivos pelo qual não sou protestante:

1. Não sou protestante, porque: o protestantismo não existe desde o princípio do Cristianismo. Surgiu 1500 anos depois da era Apostólica. Suas igrejas são locais, regionais ou nacionais, não existindo uma Igreja Universal.

2. Não sou protestante, porque: atribuem a si próprios o direito de “interpretar a Bíblia”. Acreditam ter uma
iluminação pessoal vinda do “Espírito Santo” sem intermediários, ou seja, sem a Igreja. O mais interessante, é a diferença que o “Espírito Santo” manifesta em cada uma das centenas (talvez milhares) de ramificações do protestantismo.

3. Não sou protestante, porque: a doutrina não tem unidade, as igrejas não são infalíveis em questões de moral e fé. Suas hierarquias não são rígidas, os preceitos são secundários. A salvação está em somente “crer em Cristo”, mas sabemos que não basta somente crer, pois, é preciso viver a fé, e vivê-la em santidade. Daí os Mandamentos. Daí a moral que a Igreja ensina. Dizer que a salvação vem somente do “crer” em Cristo, é continuar vivendo vida injusta ou dissoluta, é mentir à própria consciência.

4. Não sou protestante, porque: apesar deles lerem a Bíblia (embora sem alguns livros e com interpretações
diversas) não possuem nenhuma autoridade superior Infalível, para declarar que uma palavra tem tal sentido, e exprime tal verdade.

5. Não sou protestante, porque: eles negam a Tradição oral. Sendo que na própria Bíblia, Paulo recomenda os ensinamentos de viva voz (Tradição) que nos foram transmitidos por Jesus e passam de geração em geração no seio da Igreja, sem estarem escritos na Bíblia. Confira em (2 Tim 1,12-14).

6. Não sou protestante porque, há passagens da Bíblia que eles não aceitaram como tais; a Eucaristia, por
exemplo... Jesus disse claramente: “Isto é o meu corpo” (Mateus 26,26) e “Isto é o meu sangue” (Mateus 26,28).

7. Não sou protestante, porque: os “supostos intérpretes da Bíblia” não aceitam a real presença de Cristo no pão e no vinho consagrado, sendo que em (João 6,51) Jesus afirma: “O pão que eu darei, é a minha carne para a vida do mundo”. Aos judeus que zombavam, o Senhor tornou a afirmar: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Pois a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue é uma verdadeira bebida”.

8. Não sou protestante porque, os mesmos, não reconhecem o primado de Pedro, sendo que o próprio Jesus disse: “Tu és Pedro (Kepha) e sobre esta pedra (Kepha) edificarei a minha Igreja” (Mateus 16,18).

9. Não sou protestante, porque eles não aceitam o sacramento do perdão e da reconciliação. Sendo que Jesus entregou aos Apóstolos e seus sucessores, a faculdade de perdoar ou não os pecados, e agir em nome dele. “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem não perdoardes, não serão perdoados" (Jo 20,23).

10. Não sou protestante porque Jesus disse que edificaria sua Igreja sobre Pedro (Mateus 16,18), e as igrejas protestantes são constituídas sobre Lutero, Calvino, Knox, Wesley, etc...Entre Cristo e estas denominações há um hiato...Somente a Igreja Católica remonta até Cristo.

11. Não sou protestante porque, Jesus prometeu à sua Igreja que estaria com ela até o fim dos tempos (Mateus 28,20), e os mesmos se afastam da única Igreja de Cristo, para fundar novas “igrejas”, que se vão dividindo, subdividindo e esfacelando cada vez mais, empobrecendo e pulverizando a mensagem do Evangelho.

12. Não sou protestante porque, quem lê um folheto protestante dirigido a Igreja Católica, lamenta o baixo nível das argumentações, sendo imprecisas, vagas, ou mesmo tendenciosas; afirmam gratuitamente sem provar as suas acusações; baseiam-se em premissas falsas, datas fictícias, anacronismos etc.

13. Não sou protestante, porque: eles protestam, criticam, censuram a fé Católica para substituí-la pela negação, pela revolta contra a autoridade do Papa etc. Esse é o laço que os une, pois a essência do protestantismo é a negação da Igreja Católica.

14. Não sou protestante porque, cada qual dá à Escritura o sentido que julga dar, e assim se vai diluindo e
pervertendo cada vez mais a mensagem revelada. Leem apenas, mas tem grandes dificuldades de estudarem a Bíblia e as antigas tradições do Cristianismo.

15. Não sou protestante porque, a grande razão pela qual o protestantismo se torna inaceitável ao Cristão que reflete é o subjetivismo que o impregna visceralmente. A falta de referenciais seguros, garantidos pelo próprio Espírito Santo (conforme João 14,26 e João 16,13I), é o principal ponto fraco ou calcanhar de Aquiles do protestantismo.

16. Não sou protestante, porque: esta diluição do protestantismo e a perda dos valores típicos do Cristianismo, estão na lógica do principal fundador – Martinho Lutero – que apregoava o livre exame da Bíblia ou a leitura da Bíblia sob as luzes exclusivas da inspiração subjetiva de cada protestante; cada qual tira das Escrituras "o que bem lhe convém" .

17. Concluindo! Não sou protestante, porque, Maria Santíssima disse: “Desde agora, todas as gerações me
chamarão de Bem-Aventurada” (Lucas 1,48), e nos cultos protestantes, seu nome, sequer é mencionado. Caiu no esquecimento. Quem cumpre (Lucas 1,48) é somente a Igreja Católica Apostólica Romana.

Por isso e outras razões somos felizes por pertencermos a Igreja de Jesus.

2 comentários:

  1. "não possuem nenhuma autoridade superior Infalível, para declarar que uma palavra tem tal sentido, e exprime tal verdade."

    Eu não sou protestante, concordo com o fato de eles tirarem conclusões esrradas sobre a palavra de Deus pq simplesmente não esperam q o espírito santo fale neles, como diz a bíblia tudo que façamos em nossa caminhada tem que ser com o espírito de Deus, eles apenas leêm mesmo, e tem um discernimento completamente humano para se beneficiarem a si próprios.. tudo bem.

    Mas, alí, para defender nossa igreja, vc diz que ELES não tem uma autoridade "superior infalível", como se "nós" a tivessemos.. acho a AUTORIDADE SUPERIOR E INFALÍVEL possui apenas o o nosso Senhor Deus, digno de toda honra e glória, ele nos dá o discernimento da palavra que lemos atravéz de seu espírito santo, nos inspira.. nós somos filhos servos dele, emprestamos nossa boca e ouvidos para anunciar seu santo nome..
    Acredito tb que a igreja catolica apostolica romana seja a unica verdadeira, mas tenho compaixão dos irmãos protestantes que ainda não conheçem o amor do senhor, Deus odeia o pecado mas ama o pacador, eu oro por eles.. mas sobre a sua declaração, tenho dito, parece que disseste que temos esta autoridade infalível, pode não ser o quizeste dizer, tudo bem, mas é minha opnião baseiada no que acredito ser o meu Deus e no que ele já fez por mim e ensinou!

    "..e procurai-o na simplicidade do coração.." (livro da sabedoria1,1)

    Sejamos humildes!

    ResponderExcluir
  2. Jéssica, nós temos sim, e o catecismo diz isso, o PAPA é infalível em matéria de fé, tudo o que ele liga é ligado nos céus, e tudo o que ele desliga na terra é desligado nos céus, o papa apesar de ser Pecador como todos nós, ele erra, mas NAO erra em matéria de Fé, ou seja em caso de ex-catedra ele nao erra, o papa é infalível neste termo. você pode conferir isso em Mateus 16,16-19, onde está escrito "Tu és Pedro e sobre esta Pedra eu edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno NUNCA prevalecerão contra ela, EU TE DAREI as Chaves do Reino dos céus, e tudo o que tu ligares na terra, será também ligado nos céus, tudo o que tu desligares na Terra será também desligado nos céus." ....

    Estas palavras são de ninguém mais ninguem menos que JESUS CRISTO, Filho Unigênito de Deus, e quem foi Pedro? Foi nosso Primeiro papa, depois dele vieram vários.

    Quer outro exemplo? Voce tem algo que os apóstolos de Cristo ensinaram e voce nao crê??? Nao tem né? Isso se chama infabilidade da Igreja, eles eram pecadores? Sim, como nós, mas em matéria de Fé eles foram infalíveis, o mesmo ocorre com seus sucessores, isso é a Verdadeira Fé Católica.

    Como diz o texto, os protestantes NAO possuem ninguem infalível, e é fácil demonstrar isso. Eles NAO tem a sucessao apóstolica, suas igrejas nao tem autoridade, pq foram fundadas por homens. Espero ter esclarecido. A Paz do Senhor esteja contigo.

    Salve a Mãe do meu Senhor! (Lucas 1,28).

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.