O que diz a bíblia sobre Imagens de Esculturas?

Os protestantes fizeram os dois primeiros quadrinhos, para querer chamar a Santa Igreja de Pagã, mal sabem eles que a bíblia aprova boa parte do que eles postaram! Precisam ler mais a bíblia.



1. Prostrar-se não é o mesmo que adorar!


O Fato de se ajoelhar não significa necessariamente adoração. Pode ser um ato de respeito. Várias vezes na sagrada escritura pessoas se prostram diante de outros, ou até diante de imagens (Josué 7,6 - Diante da arca da aliança), e não adoraram. Eis alguns exemplos nas sagradas escrituras: 

Josué se prostra perante a arca da Aliança (que tinha a imagem de escultura de dois querubins encima): 

"Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças". (Josué 7,6)

Hebreus se prostraram ao Senhor e ao Rei:

"Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei". (1Cr 29:20)

Objeções: 

São João se prostrou ao anjo e foi repreendido:

E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. (Apo 22,8)

São João se prostrou para adorar o anjo e por isso foi repreendido pelo próprio anjo:

E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22,9)

Nesse caso, a repreensão a São João não foi pelo fato dele se prostrar perante o anjo, mas em fazer isso para ADORAR-LO. Nos casos anteriores prostraram-se também, mas não para adorar o objeto. E então não sofreram repreensão nenhuma. O gesto pouco importa, o que tem importância aqui, é com que sentido se faz, se para adorar, se para respeitar (venerar), ou até mesmo para zombar (foi o que fizeram com Cristo quando colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, e prostrando-se perante Ele). 

Cornélio se prostrou a Pedro e foi repreendido. 

E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At 10:25-26)

Cornélio se prostra para adorar São Pedro e não simplesmente reverenciá-lo; por isso foi repreendido.

2. Dirigem Orações e Pedidos as Imagens:


Os Católicos nunca dirigiram orações a uma imagem. E sim a quem ela representa. Se nos prostramos perante uma imagem da Virgem Santíssima, Mãe de Jesus, e pedindo algo a ela, não estamos pedindo para a imagem em si (feita de gesso), mas para a Mãe de Deus que está NO CÉU. Aqui a imagem serve de forma representativa, como uma foto de um ente querido que faleceu e que temos saudades, olhamos, beijamos, e nos lembramos dele. Sem coloca-lo no lugar exclusivo de Deus, que deve estar acima de todas as coisas e o Único que deve ser realmente adorado. Portanto esta objeção protestante é FALSA. 

3. Constroem templos com estas imagens:


Existem diversas passagens bíblicas que aprovam o uso de Imagens. O templo de Deus construído ricamente pelo rei Salomão estava cheio de imagens de escultura e Deus se manifestou nesse templo e o encheu de sua Glória. (Ezequiel 41, 17-20; 43, 4-6) E que havia imagens gigantes de leões, querubins, e até bois. 

O próprio Deus mandou fabricar uma série de imagens e prometeu até falar no meio delas. (Êxodo 25,22). O Fato de construirmos uma imagem, não configura Idolatria. Visto que Deus não é contraditório e mandou fazê-las. A Idolatria é adorar o objeto e achar que aquilo é um deus, e colocar no lugar do Criador. Fato este que não ocorre com a Igreja Católica, nenhum católico verdadeiro pensa que uma imagem de Maria é um deus, tampouco que ela é deusa, nem mesmo que uma imagem de São José é o Deus Criador. Por favor protestantes, bom senso é bom de vez em quando. 

Se não concordam de construirmos templos com estas imagens, por que vocês também não condenam o templo do Rei Salomão, onde foi feito exatamente o mesmo? Lá não existiam imagens de Cristo, nem de Maria Santíssima, simplesmente por que Cristo não havia ainda encarnado, Deus não tinha se feito homem. 

4. Beijam estas imagens.


Beijar uma imagem não significa adoração, e sim respeito e veneração por quem ela representa. Não tem nenhum problema em amar a Virgem Maria, se sabemos que ela é a Mãe de Deus filho, e Filha de Deus Pai. Acaso vocês nunca beijaram vossas mães terrenas, por medo de adorá-las? Isso não faz sentido algum.

5. Dirigem promessas a estas imagens:


Mais uma vez (acho que vou ter que desenhar), o ato em si não é dirigido a imagem (feita de gesso, estátua etc), e sim a quem ela REPRESENTA. 

O Fato de fazermos promessas, É BÍBLICO, leiam mais a bíblia, e não somente o que convém:

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que: “Em várias circunstâncias o cristão é convidado a fazer promessas a Deus. Por devoção pessoal o cristão pode também prometer a Deus este ou aquele ato, oração, esmola, peregrinação, etc. A fidelidade às promessas feitas a Deus é uma manifestação do respeito devido à majestade divina e do amor para com o Deus fiel” (CIC § 2101).

O que diz a bíblia?

Jacó faz uma promessa a Deus: “Jacó fez então este voto: “Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir, e me fizer voltar em paz casa paterna, então o Senhor será o meu Deus. Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes” (Gn 28,20-22). 

Ana, a mãe do profeta Samuel, fez um voto: “E fez um voto, dizendo: Senhor dos exércitos, se vos dignardes olhar para a aflição de vossa serva, e vos lembrardes de mim; se não vos esquecerdes de vossa escrava e lhe derdes um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor durante todos os dias de sua vida, e a navalha não passará pela sua cabeça” (1Sm 1,11). 

Alguns salmos exprimem os votos ou as promessas dos orantes de Israel (Sl 65, 66, 116; Jn 2,3-9). 

“Se oferecerdes ao Senhor alguma oferenda de combustão, holocausto ou sacrifício, em cumprimento de um voto especial ou como oferta espontânea...” (Nm 15,3). 

“Se uma mulher fizer um voto ao Senhor ou se impuser uma obrigação na casa de seu pai, durante a sua juventude, os seus votos serão válidos, sejam eles quais forem. Se o pai tiver conhecimento do voto ou da obrigação que se impôs a si mesma será válida. Mas, se o pai os desaprovar, no dia em que deles tiver conhecimento, todos os seus votos... ficarão sem valor algum. O Senhor perdoar-lhe-á, porque seu pai se opôs” (Nm 30,4-6). 

No entanto, havia a séria recomendação para que se cumprisse o voto ou a promessa feita. “Mais vale não fazer voto, que prometer e não ser fiel à promessa” (Ecl 5,4). São Paulo quis submeter-se às obrigações do voto do nazireato: “Paulo permaneceu ali (em Corinto) ainda algum tempo. Depois se despediu dos irmãos e navegou para a Síria e com ele Priscila e Áquila. Antes, porém, cortara o cabelo em Cêncris, porque terminara um voto” (At 18,18). 

“Disseram os judeus a Paulo: “Temos aqui quatro homens que fizeram um voto... Purificar-te com eles, e encarrega-te das despesas para que possam mandar rapar a cabeça. Assim todos saberão que são falsas as notícias a teu respeito, e que te comportas como observante da Lei” (At 21, 23s). 

6. Prestar culto a estas imagens:


É um culto de veneração e respeito: Aprovado (como mostramos acima). E nunca de adoração (se tornaria idolatria e altamente condenado).

7. Fazem procissões com suas imagens:


Sim a bíblia também veja: 

"Levantando-se bem cedo, Josué desfez o acampamento e partiu de Setim com todos os filhos de Israel. Chegados ao Jordão, aí se detiveram antes de atravessá-lo. Passados três dias, os oficiais atravessaram pelo meio do acampamento, dando ao povo esta ordem: Quando virdes a arca da aliança do Senhor, vosso Deus, levada pelos sacerdotes, filhos de Levi, deixareis vosso acampamento e vos poreis em marcha, seguindo-a. (...) Guardai-vos de vos aproximar dela. Isso para que possais conhecer o caminho por onde deveis ir, porque nunca passastes por ele. Josué disse ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor operará no meio de vós coisas maravilhosas. Depois falou aos sacerdotes: Tomai a arca da aliança e ide, adiante do povo. Eles tomaram a arca da aliança e caminharam à testa do povo. (...). Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar diante de vós o Jordão. Tomai doze homens, um de cada tribo de Israel. Logo que os sacerdotes que levam a arca de Javé, o Senhor de toda a terra, tiverem tocado com a planta dos seus pés as águas do Jordão, estas serão cortadas, e as águas que vêm de cima pararão, amontoando-se. O povo dobrou suas tendas e dispôs-se a passar o Jordão, tendo diante de si os sacerdotes que marchavam na frente do povo levando a arca. No momento em que os portadores da arca chegaram ao rio e os sacerdotes mergulharam os seus pés na beira do rio - o Jordão estava transbordante e inundava suas margens durante todo o tempo da ceifa -, as águas que vinham de cima detiveram-se e amontoaram-se em uma grande extensão, até perto de Adom, localidade situada nas proximidades de Sartã; e as águas que desciam para o mar da planície, o mar Salgado, foram completamente separadas. O povo atravessou defronte de Jericó. Os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, conservaram-se de pé sobre o leito seco do Jordão, enquanto que todo o Israel passava a pé enxuto. E ali permaneceram até que todos passassem para a outra margem." (Josué 3)

Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, e ordenei dois grandes coros em procissão, um à mão direita sobre o muro do lado da porta do monturo.(NEEMIAS 12,31)

O que a bíblia condena são procissão com ÍDOLOS, ou seja, objetos de adoração. 

CAIAFARSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.