Altar Católico versus Altar Modernista?

Nesta formação abordaremos sobre o Altar, como prepará-lo?

Primeiramente, gostaria de esclarecer uma coisa, Altar não é o chão que o Padre pisa no momento da Missa. Altar do latim = "Altare" é a mesa do Sacrifício(mais uma vez provando aos modernistas que a Missa é SACRIFÍCIO).

Então, concluindo: "Joãozinho, saia do altar é reservado somente para o Padre!" O Joãozinho está em cima da mesa do Sacrifício?

 NÃO. O correto é: "Joãozinho, saia do PRESBITÉRIO é reservado somente para o Padre!"

Como preparamos um Altar? Vamos por partes... Há duas formas de Altar, ambas são a mesa do Sacrifício, mas são posicionadas diferente da outra, comecemos com o Altar da FORMA EXTRAODINÁRIA (Rito Tridentino):

O Altar da Missa Tridentina, de frente pra Deus é encostada sobre a parede, veja nas imagens:


Para prepará-lo, é necessário 2 tecidos e um linho(para pôr sobre o Altar, sempre na cor BRANCA) como pede a IGMR; as sacras (as molduras que estão sobre a parede nas fotos) contém orações do Padre em latim; Missal obs:com as costas para cima; e somente se já houver castiçais e flores sobre o altar, os outros objetos litúrgicos ficam na credencia, como o cálice, sobre o cálice o véu, âmbula (píxide ou cibório parecida com o cálice mas com tampa, usada para colocar as hóstias a serem consagradas e distribuídas), galhetas(vinho e água), lavabo...

Há casos para todo caso, como vemos nessa foto abaixo, percebemos uma diferença, este Altar é simples, ao fundo do altar há somente uma parede com o crucifixo de madeira, por isso, não havendo o espaço pode sim colocar sobre a mesa o Crucifixo, relicários, flores e castiçais, se possível um Sacrário no meio, mas o caso desta Paróquia o sacrário está ao lado sobre a parede.


Altar protestante (seitas luteranas, calvinistas etc): 
Se assemelha muito ao altar da forma ordinária, acredito que não seja necessário explicar como prepará-lo, mas para esclarecer, que tal jogar um pano verde em cima?


Ops, tem um porta retrato ali atrás com gravuras da Briba, naum pódi ermão, é idulatrya


Altar da FORMA ORDINÁRIA (Novus Ordo, Missa nova/modernista):


(Altar do santuário de Aparecida)

Como preparar... ai ai, fiquei confuso, cada foto com um presbitério diferente... 
 Sobre o Altar coloque um pano de linho sempre na cor BRANCA; 2, 4, ou 6 castiçais e 7 para quando for o Bispo com o crucifixo no meio virado de frente para o celebrante. Sugiro que o leitor leia para entender melhor esta questão dos castiçais: "Quantas velas se coloca sobre o Altar? É ou não litúrgico?"

Para finalizar, sugiro uma reflexão, qual dos 3 altares se assemelha realmente com a Igreja Católica? Qual o que se assemelha com os altares protestantes luteranos? Qual dos altares são mais dignos voltados para o principal na liturgia(Jesus)?

Dúvidas, comente abaixo, logo serão respondidas.

Pax Vobis.


2 comentários:

  1. GRAÇAS A DEUS que o altar da paroquia onde eu participo se assemelha com o do rito tridentino, e Graças a Deus também que a RCC daqui onde participo sabe o que é liturgia, tradição e modéstia, são todos fiéis a isto.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo, cada dia mais aprendo o que é ser católico de verdade... Enfim... Já fui numa vigília aqui em SP, no centro, e a igreja tinha o altar da forma extraordinária, PORÉM, na hora de celebrar a missa vejo uns caras trazendo uma mesa de madeira e colocando na frente da igreja (no espaço que havia entre o verdadeiro altar e os bancos) ... =\

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.