A Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem

Como é gratificante para mim escrever sobre a Nossa Mãe, Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa. Escolhi esse dia tão triste para mim, para poder falar sobre ela, onde eu vi um sacerdote herege [Fábio de Melo], falando mal dos Verdadeiros Católicos que amam a Virgem Maria, ele falou com todas as letras, que "chega de católicos de 'correntinhas' no pescoço, que colocam Maria acima de Cristo". 

Isso além de uma grande heresia, é uma espada cravada no peito de Nossa Senhora, e no meu coração também. Sou consagrada a ela e me dói muito ouvir isso. Dói ouvir isso de um protestante, dói muito mais de um ministro do Senhor legitimamente ordenado, que deveria ser fiel a Deus e não o contrário. 

Faço este artigo em sinal de reparação ao Imaculado Coração de Maria tão ofendido pelos próprios filhos. Faço em sinal de reparação, não querendo ofender a pessoa do sacerdote, a quem devo respeito e obediência, mas para salvar as almas, e tentar consertar um pouco ao menos do "estrago" que certas declarações heréticas fazem.

Antes de me pedirem fontes, não citarei! É um sermão que passou na Canção Nova. Não citarei onde está, por uma simples razão: Postei hoje a tarde na Página CaiaFarsa no Facebook, e muitas pessoas estavam aprovando suas atitudes. O vídeo em vez de servir como protesto, serviu para perverter as almas e afastá-la de Maria, e consequentemente afastá-las de Deus. Muitos católicos são instruídos na Fé, e conhecem Mariologia o bastante para ver um vídeo herético deste e reconhecer os erros, outros não são instruídos e acham que tudo o que os padres dizem faz sentido, e assim acabam sendo enganados pelo demônio. Comecemos então, a dar alguns toques de pureza e amor ao nosso artigo, falando de tão bela flor que Deus colocou em seu Jardim: A Mãe de Deus!

Quem é Maria comparada com Deus? 


Assim diz São Luís Maria de Montfort, no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem
"Confesso com toda a Igreja que Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Comparada, portanto, á Majestade Infinita ela é menos que um átomo, é , antes um nada, pois que só ele é " Aquele que é" (Ex 3,14) e, por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, não tem nem teve jamais necessidade da Santíssima Virgem para a realização de suas vontades e a manifestação de sua glória. Basta-lhe querer para tudo fazer¹. 

Este trecho é um golpe certeiro nos protestantes, que acusam os Católicos de idolatrarem a Santíssima Virgem e colocá-la no lugar de Deus. Vendo Maria do lugar de Deus, ela é menos que um átomo. Agora, como bem disse o Padre Paulo Ricardo, eu não sou Deus! Eu não sou ninguém para ver Maria do trono de Deus, eu vejo Maria do meu lugar, ou seja, eu comparo Maria a mim, pobre pecador, e então eu vejo a grandeza de Maria.

O que é Idolatria?


Idolatria vem da palavra ídolo, algo que se coloca no lugar de Deus para adorar, e crer que é o criador do céu e da terra. Ou algum bem material [dinheiro por exemplo] que se coloca no lugar de Deus, e ama com o amor que só devemos dar a Deus. 

Ora, Amar e Honrar Maria não pode ser idolatria, a Frase acima citada do próprio tratado de São Luis, é a maior prova disso. Amar Maria não é idolatria, a não ser que exista algum Católico que acredite que Maria criou o céu e a terra, e é a criadora de tudo, e a adora, ignorando a pessoa de Jesus Cristo. Ai então, seria idolatria, mas felizmente, digo isso a vocês leitores: Nenhum Católico verdadeiro crê nisso que citei! Por que a Igreja nunca ensinou tal asneira!

Para nós Maria é a Mãe de Deus, pois Jesus é Deus, então ela é mãe de Deus, Rainha, pois Jesus é Rei. Ela é Imaculada Senhora nossa, pura e sempre Virgem Maria, humilde, boa, e sempre pronta a nos ouvir. 

A Vontade de Deus é a Vontade de Maria



Honrar Maria é honrar Cristo, louvar Maria é louvar a Cristo, Amar Maria é amar o Cristo. Todos os louvores que damos a Maria ela repassa a seu filho que é Deus. Não há um só segundo que louvemos a Virgem que ela não honre e louve a Deus. Maria está tão intimamente ligada a Deus, por ser imaculada e a Mãe de Jesus, que louvar a ela, é o mesmo que louvar a Deus. 

"Quanto mais pertençamos à Imaculada, tanto melhor compreenderemos e amaremos o Coração de Jesus." 
(São Maximiliano Kolbe, meses antes de ser preso pela Gestapo).

Por isso, se juntarmos todos os louvores da face da terra, e passássemos a vida toda apenas louvando a virgem sem mais nada fazer, ainda assim não seria o bastante para louvá-la.

Novamente diz São Luís Maria de Montfort

"Os Santos são moldados em Maria, Há grande diferença entre fazer uma figura em relevo e golpes de martelo e cinzel, e fazer uma figura lançada numa formula, os escultores trabalham e muito e levam muito tempo neste primeiro modo, na segunda maneira se trabalha pouco e mais rápido. Santo Agostinho chamam a Santíssima Virgem de “fôrma de Deus”. Própria para formar Deuses, Santos. Aqueles se lançam na fôrma depressa são moldados em Cristo, e Cristo nele somos Divinizados, pois passamos no próprio molde que formou um Deus. Comparamos alguns devotos, diretores Espirituais aos escultores que querem formar diferente... São escultores que confiando nos seus talentos não formam a verdadeira imagem de Jesus, e às vezes num golpe mal dado por desconhecimento ou inexperiência estragam toda a obra. Mas, os que são adeptos deste segredo da graça, que é a consagração, são como fundadores ou moldadores que acharam a forma não confia nas suas habilidades e sim na excelência da forma, lançam-se e perde-se ela, em Maria, para tornarem-se retrato vivo de Jesus. Só se lança na forma o que está fundido, liquido fundir em ti o homem velho, para renascer em Maria".¹

Quem são os Falsos Devotos da Santíssima Virgem


Aqui entro na questão dos falsos devotos. Vi muitos falsos devotos defendendo o dito padre citado neste artigo. Devotos escrupulosos, que foram citados por São Luís Maria de Montfort¹. Acham que não devemos louvar a virgem o bastante, com medo de colocá-la no lugar de Deus.

Ora isso não tem o mínimo sentido. Nunca louvaremos o bastante a Virgem Maria. Todo louvor, honra e amor a Virgem, é dado a Jesus Cristo que é Deus. Toda grandeza de Maria é devido ela ser a "forma de Deus". Carne da carne de Jesus Cristo. Ela deu a Luz a DEUS, e por isso tornou-se digna de ser amada por nós. 

Maria não é inimiga de Cristo como alguns tentam dizer. Alguns 'devotos' escrupulosos e também protestantes, tentam de todo modo opor Cristo a Maria, como se os dois fossem inimigos, como se eles estivessem competindo honra um com o outro. Ora, isso não faz sentido. Toda honra dada a Maria é dada a Cristo, Maria está intimamente ligada a Deus, e portanto não há um só minuto que ela não esteja honrando e amando a Deus. Se nós nos confiarmos em suas mãos, estaremos nas mãos de seu filho Jesus Cristo. Assim foi a vontade do Senhor Jesus quando aos pés da cruz nos deu Maria como Mãe. 

Vamos agora aos falsos devotos da Santíssima Virgem, citado por São Luís, quero ressaltar aqui os Escrupulosos, que são os piores ao meu ver, assim diz o Tratado¹:

"Conheço sete espécies de falsos devotos e falsas devoções à Santíssima Virgem:

1º os devotos críticos,
2º os devotos escrupulosos,
3º os devotos exteriores,
4º os devotos presunçosos,
5º os devotos inconstantes,
6º os devotos hipócritas,
7º os devotos interesseiros.


1º Os devotos críticos


93. Os devotos críticos são, em geral, sábios orgulhosos, espíritos fortes e presumidos, que têm no fundo uma certa devoção à Santíssima Virgem, mas que vivem criticando as práticas de devoção que a gente simples tributa de boa-fé e santamente a esta boa Mãe, pelo fato de estas devoções não agradarem à sua culta fantasia. Põem em dúvida todos os milagres e histórias narrados por autores dignos de fé, ou inseridos em crônicas de ordens religiosas, atestando as misericórdias e o poder da Santíssima Virgem.

Repugna-lhes ver pessoas simples e humildes ajoelhadas diante de um altar ou de uma imagem da Virgem, às vezes no recanto de uma rua, rezando a Deus; chegam a acusá-las de idolatria, como se estivesse adorando a pedra ou a madeira. Dizem que, de sua parte, não apreciam essas devoções exteriores e que seu espírito não é tão fraco que vá dar fé a tantos contos e historietas que se atribuem à Santíssima Virgem. Quando alguém lhes repete os louvores admiráveis que os Santos Padres dão à Santíssima Virgem, respondem que são flores de retórica, ou exagero, que aqueles escritores eram oradores; ou dão, então, uma explicação má daquelas palavras.


2º Os devotos escrupulosos

94. Os devotos escrupulosos são aqueles que receiam desonrar o Filho, honrando a Mãe, e rebaixá-lo se a exaltarem demais. Não podem suportar que se repitam à Santíssima Virgem aqueles louvores justíssimos que lhe teceram os Santos Padres; não suportam sem desgosto que a multidão ajoelhada aos pés de Maria seja maior que ante o altar do Santíssimo Sacramento, como se fossem antagônicos, e como se os que rezam à Santíssima Virgem não rezassem a Jesus Cristo por meio dela. Não querem que se fale tão freqüentemente da Santíssima Virgem, nem que se recorra tantas vezes a ela.

Algumas frases eles as repetem a cada momento: Para que tantos terços, tantas confrarias e devoções exteriores à Santíssima Virgem? Vai nisso muito de ignorância! É fazer da religião uma palhaçada. Falai-me, sim, dos que são devotos de Jesus Cristo (e eles o nomeiam, muitas vezes, sem se descobrir, digo-o sem parêntesis): cumpre recorrer a Jesus Cristo, pois é ele o nosso único medianeiro; é preciso pregar Jesus Cristo, isto sim que é sólido!

Em certo sentido é verdade o que eles dizem. Mas, pela aplicação que lhe dão, é bem perigoso e constitui uma cilada sutil do maligno, sob o pretexto de um bem muito maior, pois nunca se há de honrar mais a Jesus Cristo, do que honrando a Santíssima Virgem, desde que a honra que se presta a Maria não tem outro fim que honrar mais perfeitamente a Jesus Cristo, e que só se vai a ela como ao caminho para atingir o termo que é Jesus Cristo.

95. A santa Igreja, como o Espírito Santo, bendiz primeiro a Santíssima Virgem e depois Jesus Cristo: “benedicta tu in mulieribus et benedictus fructus ventris tui Iesus”. Não porque a Santíssima Virgem seja mais ou igual a Jesus Cristo: seria uma heresia intolerável, mas porque, para mais perfeitamente bendizer Jesus Cristo, cumpre bendizer antes a Maria.

Digamos, portanto, com todos os verdadeiros devotos de Maria, contra seus falsos e escrupulosos devotos: Ó Maria, bendita sois vós entre todas as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!

Para resumir, não coloquei a continuação dos falsos devotos, leia o restante do artigo neste link, e baixe o livro completo: Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem - São Luís Maria de Montfort.

Bem, vou terminar meu artigo aqui, o que fiz foi uma vírgula perto do que os santos escreveram da Santíssima Virgem. Foi antes um nada. Mas meu artigo não tem como intenção falar de Maria sob meu ponto de vista, e sim citar o que os Santos e doutores falavam dela. 

Que este pequeno artigo sirva como um aperitivo para que você sinta vontade se aprofundar e conhecer mais a Mariologia, conhecer mais sobre tão bela devoção, que é o coração do Catolicismo.

Quem não tem Maria por Mãe, não tem Deus por Pai! A Devoção a Maria é importante para a nossa salvação! Acreditem.

Tenho vergonha de escrever sobre este tema, pois todas as palavras já ditas pelos Santos e doutores da Igreja são poucos perto da grandeza de Maria. Muito menos meus pobres escritos sobre a Santíssima Virgem. Portanto deixo aqui duas indicações de valiosos Livros sobre o tema. Todos os Católicos devem ler!

1 - O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem - São Luís Maria de Montfort

2 - Glórias de Maria - Santo Afonso de Ligório (Doutor da Igreja).

Fontes:
[1] O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem - São Luís Maria de Montfort.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.