Conceitos de 'Herege' e 'heresia'.

O que é um "herege" e uma "heresia"? Por muitos não saberem o que significa e acharem que é uma forma de inquisição, de julgar e mi mi mi, estou fazendo este post para compreensão.


Vamos lá!

Heresia vem do latim: "haerĕsis" e do grego: αἵρεσις. Heresia é a doutrina contrária aos preceitos estabelecidos pela Igreja.

Então, herege é todo aquele que for contra os ensinamentos da Mãe Igreja, como os seus dogmas de Fé. São verdades que todo Católico deve crer, é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, INFALÍVEL, inquestionável e absolutamente segura, são comprovadas biblicamente se formos analisar. A Igreja não fala algo que seja mentira ou inventada.

A Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. (I Tim III, XV).

Portanto se um católico for contra os Dogmas da Igreja, passa a ser HEREGE e inimigo da Igreja, veja o que diz um Santo:

"Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa, desde que não se falte à verdade, sendo obra de caridade gritar: 'Eis o lobo!', quando está entre o rebanho ou em qualquer lugar onde seja encontrado" (São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja, Filotéia ou Introdução à Vida Devota, parte III, cap. 28)

Pio XII, na CARTA ENCÍCLICA "MYSTICI CORPORIS" afirma:
"O cisma, a heresia e a apostasia, os 3 pecados que te afasta do corpo da Igreja."

O Catecismo da Igreja Católica diz:

"§88 O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, propõe verdades contidas na Revelação divina ou verdades que com estas têm uma conexão necessária."

--------------------------------------------------

Alguns dos Dogmas da Igreja:

- Extra Ecclesiam Nulla Salus (FORA DA IGREJA CATÓLICA NÃO HÁ SALVAÇÃO). (2Ts 2,15;3,6)
- Virgindade e Assunção de Maria. (Ap 12,1)
- Purgatório. (1Co 3,14-15; Is 24,21-22; 1Pd 3,18-21; Mt 5,25-26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.