Imaculada Conceição (Razão lógica, bíblica e histórica)

O dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 8 de dezembro de 1854 por Pio IX (Bula "Ineffabilis Deus"), declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, desde a sua Conceição, ou seja, que ela foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão. Enquanto estes estão privados da graça divina, a Virgem Maria foi toda pura, santa e imaculada desde o início da sua vida. Esta foi desde sempre a convicção profunda da Igreja, que viu na Virgem Maria a 'Nova Eva' (Santo. Irineu).

1. RAZÃO LÓGICA:


Imagina a concepção de Jesus, o momento que um pequenino ser começa a se formar no ventre de Maria. Aquele pedacinho de gente, é o próprio DEUS feito carne, o próprio DEUS ENCARNADO. 

Agora imaginemos tal cena com a mentalidade protestante. O próprio DEUS está ali no ventre de Maria, e Maria pecando, pecando todos os dias. Todos os dias ofendendo a Deus. 

Uma pessoa MUITO SANTA peca venialmente ao menos 7 vezes por dia. Agora pense: Jesus se formando no ventre de uma pecadora, que a cada instante ofende o próprio Deus que está se formando em seu ventre. Os protestantes gostam de dizer que o chão que Jesus pisou é santo, que o sangue de Jesus é purificador, que onde ele passa é SANTO, mas esquecem-se completamente onde ele foi FORMADO, no ventre de Maria. Não lhe parece lógico e óbvio que Jesus Cristo, o próprio Deus, merece ser formado em um lugar também santo? Essa mentalidade protestante não é lógica, vai contra a razão, e ofende o próprio Deus,rebaixando-o... dizendo que Ele, TODO PODEROSO se formou em um ventre manchado pelo pecado.

Quando um bebê (comum) está na barriga da mãe, como ele se alimenta? Através do que chamamos de CIRCULAÇÃO FETAL. Como é?

O feto está ligado pelo cordão umbilical para a placenta da mãe. Através dos vasos sanguíneos do cordão umbilical, o feto recebe toda a nutrição necessária, oxigênio e suporte de vida da mãe através da placenta. Quando a mãe respira, o bebê "respira", quando a mãe come o bebê "come". 

Ou seja, Jesus no ventre de Maria era como se fosse uma pessoa com ela. Foi alimentado por ela, foi se formando NO CORPO DELA. Seu sangue foi o sangue dela.

Não é impressionante meditar tais mistérios? Uma criatura saída das mãos do altíssimo (Maria) que gerou o próprio Deus encarnado no ventre! Não é em vão que Deus escolheu uma VIRGEM, pura para dar a luz a seu filho, e obviamente sem pecado original, não por seu mérito próprio, mas foi criada assim pelos MÉRITOS DE JESUS CRISTO.

O Dogma da Imaculada Conceição portanto, enaltece o próprio Deus, segunda pessoa da santíssima Trindade. Assim mesmo disse o Papa Pio IX em sua bula supraciada, a "Ineffabilis Deus": "..., vê-se que tal privilégio não era devido por direito (a ela). Foi concedido na previsão dos merecimentos de Jesus Cristo. O que valeu a Maria este favor peculiar foram os benefícios da Redenção, na previsão dos méritos de Jesus Cristo, que já existiam nos eternos desígnios de Deus".

2. O DOGMA NA SAGRADA ESCRITURA:


Existem coisas que não estão explícitas na bíblia. Mas estão implícitas. Jesus em nenhum momento falou abertamente "sou Deus, e segunda pessoa da Santíssima Trindade", a palavra Santíssima Trindade sequer aparece na bíblia. Entretanto estão implícitos. Todas as verdades católicas aparecem no momento certo que tem que ser ditas.

O dogma da Imaculada Conceição não está explícito nas escrituras, mas está IMPLÍCITO. A Arca da Aliança na bíblia, foi o próprio Deus quem ordenou que Moisés fizesse (Êxodo 25).  

Sabemos que a Arca da Aliança é a prefiguração da Virgem Maria. Ou seja, Maria é a Nova Arca da Aliança, é a Arca da Aliança do novo testamento. Muitos doutores e santos falaram a respeito. Vamos relembrar e comparar:


Como podemos ver, o item dez mostra claramente que o próprio Deus diz: "Fabricai uma arca de madeira de acácia" Ex. 25,10. E como sabemos, ele mandou fazer isso não por pura coincidência, tudo o que Deus faz tem um significado belíssimo por trás, nada é por acaso! Os protestantes ignoram muitas verdades porque não possuem verdadeiramente o Espírito Santo, quando um galho é arrancado da árvore ele seca, assim como os protestantes quando saíram da Igreja secaram, se desligaram da raiz a qual a Santa Igreja permanece presa até hoje. 

A madeira de Acácia é conhecida como incorruptível, não se desgasta nunca! Permanece sempre a mesma, intacta, portanto, deduz-se que Maria não morreu, e não foi corrompida pelos vermes da terra, permanece a mesma até hoje no céu sem conhecer a podridão do túmulo. Ora, foi aquele lugar onde Deus se gerou, seria ilógico ser corrompido pelos vermes o lugar santo que Deus foi gerado (assunção de Nossa Senhora). 

A Arca era o que havia de mais santo depois de Deus, era considerada pura. Muitos milagres são descritos na bíblia que ocorreram através da arca, logo ... Maria? 

A Arca era feita de madeira incorruptível, e coberta de ouro puro. Logo ... Maria?

"Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, 
cheia de graça, o Senhor é contigo."
Lucas I, 28
Mais uma das provas da Imaculada Conceição da Virgem Maria está na saudação do Anjo Gabriel. São Lucas, ao registrar que Maria é cheia de graça, a palavra utilizada a grega foi "charitoo" (κεχαριτωμενη). Que é utilizada na Sagrada Escritura para designar a Graça no sentido pleno ou em toda sua plenitude. Ou seja, "charitoo" seria encher até a borda, sem sobrar nenhum espaço. Como um copo quase transbordando com água, a ponto de que se jogar mais uma gota transborda. Ali não sobra espaço para nada, compreendem? Ou seja, o Anjo disse a ela, que ela é toda Cheia da Graça de Deus a ponto não sobrar espaço para o pecado. Esta palavra grega "charitoo" é utilizada uma única vez na sagrada escritura. Em todas as outras vezes (com S. Estevão por exemplo) as palavras utilizadas foram outras. Os protestantes para negar a Imaculada Conceição costumam dizer que outras pessoas na sagrada escritura também foram chamadas de "cheia de graça", como S. Estevão: Em Atos dos Apóstolos 6,8, lemos: “Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo.” Entretanto estudando atentamente a bíblia, vemos que a palavra utilizada para descrever "cheio de graça" é outra! Vamos à linguagem original, a partir dos códices antigos :

"στεφανος δε πληρης πιστεως και δυναμεως εποιει τερατα και σημεια μεγαλα εν τω λαω (Atos 6,8)

A partir daqui já começamos a ver a diferença com a interpretação protestante. A palavra por vezes traduzida por “graça”, no texto orioginal é trazida por pistis. E a palavra que o anjo usou com a Virgem Maria é "charitoo". São termos completamente diferentes. Em toda a sagrada escritura, somente com a Virgem Maria foi utilizada o termo "charitoo", e com ninguém mais. "Cheio de graça" para S. Estevão significa Fé, enquanto que Cheia de Graça para Maria significa Pura, sem mancha.

Para maiores informações acesse o artigo: Todos pecaram e Maria Santíssima.

Por esta razão, São Jerônimo, o maior especialista cristão nas línguas sagradas, no séc. IV ao traduzir as Escrituras para o latim (versão conhecida como Vulgata), traduziu a expressão grega como "gratia plena", que em português traduz-se como "Cheia de Graça".

Que plenitude da Graça era essa que Maria alcançou era a Graça original, a Graça perdida no tempo em a nossa natureza humana não estava sujeita ao pecado, mas caiu nele por livre escolha.

Deus ao preservar a Virgem da transmissão do pecado original, a transforma em uma Nova Eva, Mãe da Igreja e dos Cristãos.

Ainda a bíblia fala que Cristo veio por um tabernáculo PERFEITO. Acompanhe, isso no Novo Testamento:

"Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo)" 
(Hb 9,11).

3. O DOGMA PROVADO PELA PATRÍSTICA E OS SANTOS PADRES:


Alguns escritos dos Cristãos Primitivos sobre a Imaculada Conceição:

1. Santo Agostinho (Século III): “Devemos excluir a Santa Virgem Maria, a respeito da qual eu não gostaria de levantar qualquer questão quando o assunto é pecados, em honra ao Senhor, porque Dele sabemos qual abundância de graça para vencer o pecado em cada detalhe foi conferido a ela que teve o mérito de conceber e suportar aquele que, sem dúvida, não tinha pecado.” (Sobre a natureza ea graça, XXXVI).

2. Santo Irineu de Lião (Ano 130 - 202 d.C): De acordo com Ireneu, Maria "Tornou-se causa de salvação para todo o gênero humano" (Irineu de Lião, Contra as Heresias 3, 22, 4;. Pg 7, 959), e que o Ventre Puro da Virgem "regenera os homens em Deus" (Irineu de Lião Contra as Heresias 4. , 33, 11; PG 7, 1080).

3. Santo Ambrósio de Milão (ano 397) é um dos primeiros padres a excluir todas as faltas de Maria, em razão da graça: “A virgem livre pela graça de toda mancha do pecado.” (Exposição ao Salmo 118, n. 30; PL 15:1599).

“Vem, então, e procure sua ovelha, não através de seus funcionários ou homens contratados, mas faze-o sozinho. Dai-me a vida corporal e na carne, que está caída em Adão. Levante-me não de Sara, mas de Maria, uma Virgem não só imaculada, mas uma Virgem que a graça fez inviolada, livre de toda mancha de pecado.” (Santo Ambrósio, Comentário sobre o Salmo 118).

Ambrósio sempre destacava Maria quando escrevia, ele já escreveu:

“O primeiro impulso de aprender é inspirado pela nobreza do professor. Agora, quem poderia ser mais nobre do que a Mãe de Deus? Quem mais esplêndido do que ela, a
quem o Esplendor escolheu, Quem mais casto do que ela, que deu à luz a um corpo sem contato corporal? O que devo dizer, então, sobre todas as outras virtudes? Ela era virgem, não só no corpo, mas em sua mente, bem como, e nunca misturou a sinceridade de suas afeições com duplicidade.”(Ambrósio, De virginibus 2, 2,7; PL 16:220;)

4. Santo Efrém da Síria (ano 373): Detentor de uma mariologia incrível, tinha a mesma mentalidade que Ambrósio, descartava de Maria qualquer mácula de pecado. Ele dizia em sua famosa Carmina Nisibeia:

“Em absoluta verdade, você e sua mãe são sozinhos perfeitamente lindos em todos os aspectos, porque em vós, Senhor, não há mancha alguma, e em sua Mãe não há mancha. Entre meus filhos não há ninguém como estes dois magníficos.” (Santo Efrém, Carmina Nisibena 27,8).

5. Gregório de Nissa (ano 394): também via uma santidade incrível em Maria; ele escreveu: “A plenitude da divindade que residia em Cristo brilhou através de Maria, a imaculada” (Gregório de Nissa, De virginitate, 2).

6. São Tomás de Aquino: Considerado como doutor angélico da Igreja Católica, ou seja, o doutor entre os doutores, cabe aqui uma explicação dele sobre a Imaculada Conceição: 

"Devemos, portanto, confessar simplesmente que a Santíssima Virgem não cometeu nenhum pecado atual, nem mortal nem venial; de modo que o que está escrito (Cant 4: 7) for cumprida: "Tu és toda formosa, ó meu amor, e não há uma mancha em ti", etc. " (Summa Theologiae III: 27: 4).

Santo Afonso de Ligório e a Virgem Imaculada


Assim nos diz o doutor da Igreja: "... Ela  (Virgem Maria) é comparada também ao cedro: Crescendo, me elevei como o cedro do Líbano (Eclo 24,17). À semelhança do cedro que é incorruptível, ficou também Maria isenta do pecado. E como o cedro afugenta com seu odor as serpentes, observa o cardeal Hugo, com sua santidade Maria afugenta os demônios. 

Por meio da Arca os israelitas obtinham suas vitórias nos combates. Graças a ela elevada a arca, dizia ele: Levanta-te, Senhor, e dissipem-se os teus inimigos! (Nm 10,35). Assim foi tomada Jericó, assim foram desbaratados os filisteus, porque a arca de Deus estava naquele dia com os filhos de Israel (1Rs 14,18). Ora, como se sabe era a arca figura de Maria. Assim como na arca estava o maná, observa Cornélio a Lápide, no seio de Maria estava Jesus, de quem o maná foi figura. Por meio dessa arca concede-nos ele a vitória sobre o mundo e o inferno. isto motiva as palavras de S. Bernardino de Sena: Quando Maria, arca do Novo Testamento, foi exaltada nos céus como Rainha, ficou abatido o poder do demônio sobre o homem." (Livro Glórias de Maria Pg 124; Ed. Santuário).

"És toda bela, ó minha amiga, e não há mancha em ti."
Cânticos IV, 7

"Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo."
Lucas I, 28

"Quem fará um puro sair de um impuro? Ninguém."
Jo 14,4


3 comentários:

  1. A lógica é que Maria nasceu sem pecado? Se ela nasceu sem pecado, segundo a lógica apresentada aqui, a mãe de Maria tambem era sem pecado, porque se não é possível que Jesus seja gerado sem pecado em um ventre de uma pecadora, entao é impossível que Maria fosse gerada no ventre de uma pecadora, logo, se Maria nao tinha pecado, a sua mãe tambem nao tinha, e consequentemente sua avó, sua bisavó e assim teriamos toda uma linhagem de pessoas sem pecado. Se é lógico imaginar que a mãe de Maria tinha pecado e mesmo assim ela nasceu sem pecado, porque é ilógico imaginar que Jesus nasceu Santo de uma pecadora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria é deusa? Não. Maria tem uma parte divina e outra humana? NÃO.

      Jesus é Deus? Sim. Jesus é divino e também humano? Sim.

      Jesus é Deus, portanto é DEUS quem merece nascer de um ventre puro. Maria, por ser criatura, não é necessário nascer de um ventre puro e isento de mancha. Ela é uma pura criatura saída das mãos do altíssimo e foi preservada do pecado, não por méritos próprios, mas pelos méritos de Jesus Cristo nosso Senhor, em outra palavras, porque ia dar a luz a Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

      Salve Maria.

      Excluir
  2. Porque era necessário que Jesus nascesse de um ventre sem pecado? A Bíblia não fala nada sobre a necessidade de Jesus nascer nessas condições e também não fala em parte alguma que Maria nasceu sem pecado. Onde está a passagem?

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.