Quem são os "Irmãos" de Jesus na Bíblia?


Antes de tudo é bom que se esclareça um pequeno detalhe, desconhecido pela maioria dos protestantes:

As línguas hebraica e aramaica, são idiomas em que Jesus e seus discípulos falavam, é um idiomas POBRE, em Palavras, nao é "rico" como o Portugues. NÃO possuem palavras q traduzam o nosso 'primo' ou 'prima', e serve-se da palavra 'irmão' ou 'irmã'. A palavra hebraica 'ha', e a aramaica 'aha', são empregadas para designar: 



- 'Irmãos' ou 'irmãs' dos mesmo pai, não da mesma mãe (Gn 37, 16; 42, 15; 43, 5; 12, 8-14; 39, 15); 

- Sobrinhos, primos irmãos (1 Par 23, 21); 

- Primos segundos (Lv 10, 4); 

- E até 'parentes' em geral (Job 19, 13-14; 42, 11). 



Os trechos acima demonstram, que a palavra 'irmão' era uma expressão geral.


Pois bem, Um dos motivos de debate acirrado entre cristãos e protestantes gira em torno deste questionamento.

Desejo levar você a um breve estudo, baseado principalmente na Bíblia, como sempre, para que não haja mais dúvidas, questionamentos e para que consiga demonstrar a qualquer um o erro em que incorre ao responder “sim” a esta pergunta.

Pois bem, segundo as pessoas que afirmam veementemente que Jesus teve irmãos, os mesmos eram: Tiago, José, Simão e Judas. Isso é o que eles afirmam lendo Mt 13, 55 e Mc 6, 3.

Acreditam ainda que São Paulo confirma isto na carta aos Gálatas: “Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas [Pedro], e fiquei com ele quinze dias. E dos outros apóstolos [que estão em Jerusalém] não vi a nenhum, senão a Tiago, irmão do Senhor” (Gl 1,18-19).

Conforme a citação paulina acima, o referido Tiago é, de fato, um Apóstolo.
Mas segundo as listas dos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), existiram dois apóstolos com o nome Tiago:

“Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor” (Mt 10, 2-4).

“Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; e Judas Iscariotes, que o entregou” (Mc 3,16-19)

“Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor” (Lc 6,13-16)

Pudemos observar que: um Tiago era filho de Zebedeu e o outro filho de Alfeu. Agora eu pergunto aos meus irmãos protestantes: o que tem Zebedeu e Alfeu com Santa Maria, Mãe de Jesus?
É ponto pacífico que Maria, mãe de Jesus só foi casada com São José, e que não foi casada depois.

Mas continuemos o nosso exame…

Agora, precisamos distinguir os Tiagos.
O Tiago, filho de Alfeu, era também chamado de “o Menor”, conforme:
“E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé” (Mc 15,40).

Este Tiago que era irmão de José, não é filho de Zebedeu conforme vemos em São Mateus:

“Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu” (Mt 27,55-56) (grifos meus).

Portanto, concluímos que Tiago, o Menor, era filho de Alfeu e irmão de José.
Podemos então distinguir os dois “Tiagos” da seguinte forma: Tiago, o Maior, é filho de Zebedeu e Tiago, o Menor, é filho de Alfeu.

E quem são os irmãos dos Tiagos?
Os filhos de Zebedeu são Tiago (o Maior) e João (cf. Mc 3,16; Mt 10,2).
Os filhos de Alfeu são Tiago (o Menor), Judas Tadeu e José (cf. Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15; At 1,13).

Como vimos no início deste post, São Paulo chama um dos “Tiagos” de “irmão do Senhor”. Descobrimos que ele ou é um dos filhos de Zebedeu ou Alfeu, e não de José, portanto, não é irmão de sangue do Senhor Jesus.

Através de estudo, podemos descobrir que o Tiago referido por São Paulo como irmão de Jesus, é justamente o filho de Alfeu. Pois, quando São Paulo escreveu a Carta aos Gálatas, Tiago (o Maior, irmão de João) já havia sido morto após perseguição de Herodes:

“Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar. Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2)

E como descobrimos acima, este Tiago referido por São Paulo em Gálatas, que é “o Menor”, tem como irmãos Judas Tadeu e José.

Ora, exatamente os nomes Tiago, Judas e José que encabeçam a lista dos “irmãos” de Jesus na lista dos Evangelistas citada no início do post.

Agora resta o seguinte questionamento: quem era Simão???

Quando Mateus e Marcos elencam o nome dos apóstolos, sempre colocam os nomes dos irmãos em seqüência. Podemos ver:

“Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu (…)” (Mt 10,3-4) e
“(…) Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador” (Mc 3,18).

Não existe nada explícito na Bíblia a respeito dos pais desse Simão.
Mas o historiador Hegezipo declara que ele era filho de Cléofas, irmão de José (HE III, 11)

E se Cléofas e Alfeu são nomes em hebraico e aramaico da mesma pessoa, como pensam muitos, os quatro chamados “irmãos de Jesus” são entre si, irmãos carnais.

E, segundo a Bíblia, Cléofas (Alfeu) era esposo de Maria, irmã da Mãe de Jesus (cf. Jo 19, 25 e Mt 27, 56).

Enfim, descobrimos que, conforme a Igreja sempre defendeu, conforme a Bíblia afirma e conforme a memória dos primeiros cristãos: Tiago, José, Judas Tadeu e Simão são irmãos entre si, filhos de Alfeu (Cléofas), que é esposo de Maria, irmã da Mãe de Jesus.
Portanto, eles são primos de Jesus.

Lembrando que não é nada bom inventar mentiras e sair por aí dizendo o que nao sabe:

"Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte". (Ap 21-8);

O diabo é o pai da mentira (João 8,44).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.