A Igreja nasceu Católica!

Venho aqui citar vários documentos da Santa Igreja Católica primitiva, onde os cristãos eram perseguidos, onde vários Santos, como Santo Inácio de Antioquia por exemplo, já testemunhava que a Igreja Católica é a Unica Igreja de Cristo. Começamos já com ele por que? Simples, Santo Inácio viveu mais ou menos em 70 d.C, conheceu os apóstolos Pedro, e Paulo pessoalmente, e ele é o primeiro a citar o termo: "Igreja Católica", ele é o primeiro a chama-la assim, católica que significa Universal. Vejamos:




“Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” (Epístola aos Esmirnenses c 8, 2).

Santo Inácio de Antióquia. (contemporaneo dos apóstolos).

Como diz o Pe. Paulo Ricardo, eu ainda não sei como uma pessoa que estuda Patrística, ou seja, que estuda a Igreja na época de Santo Inácio e continua protestante, é uma coisa que eu não entendo. Sim, já nesta época a Igreja era chamada de Católica, já nesta época a Intercessão era testemunhada por muitos outros Santos, e as Imagens da santa Igreja já eram utilizadas, nas catacumbas romanas, do século I em diantes.

E isso está lá até hoje pra quem quiser ver. Continuamos entao, com as cartas de Santo Inácio, agora ele testemunha a eucaristia:

“Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com Seu sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com seu presbitério e diáconos, aliás meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o que fizerdes.”

Inácio de Antioquia ( Padres Apostólicos). (ano 105 d.C)

Como vemos, ele fala Carne e Sangue, nao fala pão da padaria com fermento, tampouco suco de uva como usam as seitas protestantes hoje. Ainda falando de eucaristia, Justino no ano 165 d.C nos mostrava a verdade:

“No alimento eucarístico não recebemos pão comum , nem uma bebida comum, para nutrir e transformar nossa carne e nossa sangue; é a carne e o sangue de Jesus Cristo encarnado, e devemo-lo a uma fórmula instituída por ele. Este verbo litúrgico da oração proveniente de Cristo Verbo humanado, participa de sua virtude divina e de sua eficácia em criar e transformar."

Justino (165 d. C.)

Estão vendo irmaos? nao é pão comum, tampouco vinho, é Jesus tão vivo quanto ele está no céu, vivo e ressuscitado, com todo esplendor, é nada menos do que isso que comungamos a cada santa missa. Tesouro tão valioso que as seitas NAO possuem, pois jogaram fóra quando se separaram da Santa Igreja. Tesouro este que eles nao tem, tesouro este que eles se privam por que saõ teimosos, e preferem crer em homens como Lutero e calvino, do que cre no crsitianismo primitivo e Saber que a Igreja católica é a Unica Igreja de Cristo. Se hoje o protestantismo mente descaradamente que eles são 'o resgate do cristianismo primitivo' eles querem nos fazer rir só pode! Pois como estamos vendo, o cristianismo primitivo era totalmente católico, desde sempre, a Igreja Católica é a Unica Igreja Verdadeira do nosso Senhor Jesus Cristo, onde só ela tem os meios de salvação, e ela sendo a Unica Igreja, já nos testemunhava São Policarpo, comtemporaneo dos apóstolos, no ano 70 d.C : “A Igreja de Deus que peregrina em Esmirna à Igreja de Deus que peregrina em Filomélio e a todas as paróquias da IGREJA SANTA E CATÓLICA em todo o mundo”

Como estudar patrística e negar a Santa Igreja? Não tem nenhum meio que justifique a mentira que as seitas inventam, e notem que todas estas datas são muito anteriores à Constantino, por que digo isso? por que geralmente os hereges mentem que constantino que introduziu doutrinas "pagãs" na Igreja, como intercessão dos Santos, que a Igreja é a Unica, sobre maria, etc. E Vemos aqui o proprio cristianismo primitivo desmascarando eles. Vemos aqui como mentem os filhos de Lutero.

Agora Vamos citar frases e documentos escritos dando testemunho da intercessão dos Santos, começamos com Orígenes, 185-254 d.C. Da Oração:

"O Pontífice [o Papa] não é o único a se unir aos orantes. Os anjos e as almas dos justos também se unem a eles na oração"

"Se um de nós partir primeiro deste mundo, não cessem as nossa orações pelos irmãos"
(Cipriano de Cartago, 200-258 d.C. Epístola 57)

"Aos que fizeram tudo o que tiveram ao seu alcance para permanecer fiéis, não lhes faltará, nem a guarda dos anjos nem a proteção dos santos".
(Santo Hilário de Poitiers, 310-367 d.C).

"Comemoramos os que adormeceram no Senhor antes de nós: patriarcas, profetas, Apóstolos e mártires, para que Deus, por suas intercessões e orações, se digne receber as nossas."
(São Cirilo de Jerusalém, 315-386 d.C. Catequeses Mistagógicas).

"Em seguida (na Oração Eucarística), mencionamos os que já partiram: primeiro os patricarcas, profetas, apóstolos e mártires, para que Deus, em virtude de suas preces e intercessões, receba nossa oração"

(São Cirilo de Jerusalém, 315-386 d.C. Catequeses Mistagógicas).

Como estão vendo, a intercessão dos Santos é uma realidade bíblica e histórica, antes de constantino, antes dos protestantes, e é uma realidade que os proprios contemporaneos dos apóstolos testemunham. Outra Prova de que a Intercessão existe desde sempre, são as catacumbas dos primeiros cristaos, como afirmei anteriormente, por exemplo, visitando as catacumbas de roma, dos primeiros martires e cristaos, achamos diversas frases como "Pedro e Paulo orem por nós". Vamos levar em consideração que isso foi do século I em diante, portanto Pedro e Paulo estava onde? No céu, é a unica resposta lógica que temos, provando mais uma vez a Intercessão dos Santos com a Patrística.

Vamos falar da Virgem Maria? Mãe do meu Senhor? Em 1917 a Biblioteca John Ryland, de Manchester (Inglaterra) adquiriu no Egito um pequeno fragmento de papiro de 18 x 9,4 cm (Ryl. III,470), cujo conteúdo foi identificado em 1939; é o texto de uma oração dirigida a Maria Santíssima invocada como Theotókos (=Mãe de Deus) no séc. III. Quando em 431 (séc. V) o Concílio de Éfeso proclamou Maria Theotókos, fez eco a uma tradição cujo primeiro termo conhecido remonta a Orígenes.

243 d.C: Oração Mariana do Século III foi Esta:


"Sob a tua misericórdia nos refugiamos,
Mãe de Deus!

Não deixes de considerar as nossas súplicas
em nossas dificuldades.

Mas livra-nos do perigo,
única casta e bendita!"


Linda oração nao é? E uma prova fatal a quem mente que a intercessão da Santíssima virgem foi uma invenção da Igreja católica, vemos que isso já vem desde o cristianismo primitivo, inclusive nas proprias catacumbas romanas citadas anteriormente encontramos Imagens da virgem Maria com Jesus no colo desenhadas nos tumulos. Engraçado, os cristãos primitivos nao era nada "evangélicos" pois se fossem abominariam uma Imagem da Mãe de Deus. E nem se quer a chamariam assim. Talves simples "pecadora" ou coisa pior. Como são respeitosos os hereges! Isso que eles falam da mãe de Deus, entao, a mãe dos protestantes seria o que entao? Prefiro que fique apenas na Imaginaçaõ do Leitor.

Vamos falar de Batismo infantil? o qual é bíblico, e aceito! Sim, ok, o leitor nao vai pensar que isso também existia no cristianismo primitivo? Sim caro leitor, vc acertou em cheio, mais uma prova da veracidade da Unica Igreja de Cristo, vamos à referida frase que é de Santo Irineu ano 189 d.C e encontra-se no documento: Contra Heresias II,22,4.

"Ele (Jesus) veio para salvar a todos através dele mesmo, isto é, a todos que através dele são renascidos em Deus: bebês, crianças, jovens e adultos. Portanto, ele passa através de toda idade, torna-se um bebê para um bebê, santificando os bebês; uma criança para as crianças, santificando-as nessa idade...(e assim por diante); ele pode ser o mestre perfeito em todas as coisas, perfeito não somente manifestando a verdade, perfeito também com respeito a cada idade"

Outra referencia, agora de Hipólito, 215 d.C, Tradição Apostólica 21,16:

"Onde não há escassez de água, a água corrente deve passar pela fonte batismal ou ser derramada por cima; mas se a água é escassa, seja em situação constante, seja em determinadas ocasiões, então se use qualquer água disponível. Dispa-se-lhes de suas roupas, batize-se primeiro as crianças, e se elas podem falar, deixe-as falar. Se não, que seus pais ou outros parentes falem por elas"

"A igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de dar batismo também aos recém-nascidos".
(Orígenes - 185-255 dC. Epist. ad Rom. Livro 5,9).

Será que tem mais? Sim, tem milhares de documentos provando isso que eu falei e muito mais, se o Leitor quer se informar mais sobre Patrística, recomendamos que estude sim, Leia e torne-se Cristão, um Cristao autentico e verdadeiro, que acolhe a verdade por amar a Deus, e nao conhece a verdade e rejeita por puro orgulho como a maioria dos protestantes fazem. Reconheça irmão, que Cristo fundou sua Única Igreja em Mateus 16, e nao deu autoridade pra ninguém fundar as suas, reconheça que a Igreja católica sempre foi o que é, desde sua fundação no ano 33 d.C, reconheça que a Igreja primitiva sempre foi católica e ela nao "sumiu" como os protestantes afirmam, pois Cristo diz "As portas do Inferno NUNCA prevalecerao contra ela. E eu te digo com toda certeza: Cristo NAO mente! Portanto ela está aí até os dias de hoje!

Leia o nosso proximo artigo, com mais Patrística, aqui foi somente um aperitivo para os Leitores conhecerem 0,1% do que os cristãos Primitivos diziam acerca da Única Igreja.

4 comentários:

  1. Sabe só qual o problema de todo esse texto?!? Que se vc quer provar para um protestante que ele está errado vc tem que provar na bíblia, que foi inspirada por Deus, creio que vcs católicos creiam nisso também! De resto foram apenas homens com seus pecados e o seu coração falho e enganoso! Então nenhum argumento desse é realmente pertinente a um cristão protestante! que crê sim que Maria foi uma mulher privilegiada e abençoada mas não santa! porque o único homem santo na terra foi Jesus O Cristo, o resto foram pessoas boas que viveram o evangelho em sua época e buscaram viver como Cristo viveu ou como, antes de Cristo, eram os mandamentos.
    Então não creiam que um post desse em um blog vai mudar a ideia de um Cristão Protestante verdadeiro!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe só qual foi o maior erro de quem escreveu esse post? Que esqueceu que um Cristão Protestante verdadeiro, para comprovar que ele está errado tem que mostrar na bíblia, que foi escrita por homens inspirados por Deus, creio que vcs Católicos creiam nisso também! E tentar demonstrar que haviam pessoas naquela época que adoravam Maria e outros não adianta pois as pessoas que escreveram eram pecadores e tinham corações falhos e enganosos como nos, pois nós sabemos que o único homem santo na terra foi Jesus O Cristo, o resto podem ter sido pessoas boas que viveram aqui, mas santos? Só Jesus mesmo!
    Maria com certeza foi uma mulher abençoada! Mas para nos nada além disso! não creio que esse post faça um Cristao Protestante verdadeiro acreditar nisso! no máximo nos faz ver que vcs não nós respeitam pela forma a qual foi escrito o poste!
    Sem mais
    Obrigada! Só espero que assim como fui respeitosa com vcs vcs sejam cmg!grata

    ResponderExcluir
  3. Primeiro gostaria de citar uma informação:
    A Igreja Católica (o termo "católico", derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa "universal" ou "geral"1 )
    Sendo assim, temos a igreja católica romana (onde todo o erro começou) e a protestante que traz a verdade à luz da bíblia.
    Se todo cristão (crente em cristo) assistisse o filme de Martinho Lutero entenderia bem o motivo do protestante. Fica a dica :)

    ResponderExcluir
  4. Jesus olhou nos olhos de Pedro ou de Lutero? Sobre esta pedra edificarei a "minha Igreja" isto é Lutero fundou algo semelhante mas com falácias e doutrinas humanas.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.