Repouso no "espírito santo"

Quando iniciei no movimento carismático, vi lá na frente, o "servo", existiam duas filas, onde as pessoas esperavam sua hora de "repousar no espírito". Uma espécie de lista de espera, você só vai repousar quando chegar a sua vez! Chegando sua vez, o "servo" [leia-se LEIGO], impõe as mãos em sua cabeça, e começa a "orar". 


Quando vi isso pela primeira vez, era algo inédito para mim, onde tinha visto apenas nas seitas pentecostais, mas como eu era muito fraca na fé, e estava apenas iniciando minha caminhada, fiquei curiosa para saber como era, e entrei na fila. Na Rcc funciona assim: Você entra na fila e Deus só se manifesta quando chegar sua vez (risos), cheguei lá na frente, e o "servo" colocou a mão na minha cabeça. Antes disso ocorrer eu (inocente), pensando que ia cair de forma involuntária (coisa óbvia?), por que para cair no chão assim desta forma e ser algo divino deveria ser contra minha vontade. Foi então que fiquei firme, para ver se tinha algum efeito sobrenatural. O "servo" colocou a mão na minha cabeça, e começou a me empurrar para trás, eu resisti, mas ali a regra era "Ou você cai, ou eu te derrubo". Meu pescoço foi cansando tanto, que eu não tive opção, ou perdia o pescoço ou caía pra descansar. Cai e fiquei pensando: "Meu Deus, o que estou fazendo?"

Meu testemunho completo você pode ler aqui: Meu Testemunho de Conversão ao Catolicismo

Bem, acho que isso já explica tudo. Eu realmente não entendo como as pessoas conseguem se deixar enganar assim tão fácil! Meu Deus, na hora em que participei deste absurdo, eu era uma Católica de IBGE, não conhecia nada sobre a Igreja Católica e ainda assim, não me convenci de que aquilo era correto. Agora, não entendo como muitos católicos conseguem acreditar nisso. 

"Na Rcc eles forçam as pessoas a "repousarem no Espírito", e obterem o "carisma das línguas". Isso prova que eles acreditam que tais carismas e dons, ou estados de alma extáticos podem ser obtidos por meio de métodos humanos. Então, o que eles dizem é que se pode forçar a Deus a dar esses dons e carismas. O que é um absurdo. Deus é absolutamente livre, e concede seus dons a quem quer, como quer e quanto quer". (Orlando Fedeli) [3] Ninguém pode forçar Deus a conceder sua graça e seus dons. Repito o que eu disse no artigo sobre Dom de Línguas: Os Carismas verdadeiros, são dons EXTRAORDINÁRIOS, e isso significa que Deus não dá este dom a TODOS, mas apenas a alguns, e sempre com algum propósito. Até mesmo o catecismo da Igreja Católica, versão nova, pós CVII, afirma isso. 

O são Verdadeiramente os Carismas


O Catecismo da Igreja Católica ensina que (799) "os carismas são graças especiais que, direta ou indiretamente têm uma autoridade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo". [1]

Sim, os carismas existem, mas é preciso saber o que realmente é um carisma, e saber discernir quando ele existe e quando é puro fingimento. Como sabemos?

O Catecismo da Igreja Católica ensina que "Os carismas são dons especiais do Espírito Santo concedidos a cada um para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e em particular para a edificação da Igreja, a cujo Magistério cabe discerni-los". (799-801). [1]  Pronto, agora sabemos que cabe apenas à Igreja discernir e dizer se aquele carisma existiu de fato ou não. Isso não deve ser avaliado segundo o sentimentalismo pentecostal "senti no coração que Deus me falou", por que a Fé deve ser analisada na base da razão, é por meio da razão que podemos ver se Deus se manifestou ou não, e isso é dever da Igreja. 

"Se alguém disser que o Deus, único e verdadeiro, criador e Senhor nosso, por meio das coisas criadas não pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razão humana, seja anátema". (De Revel. Cân. 1) [2]

Portanto, é possível uma pessoa estar inteiramente em sintonia com Deus, a ponto de se desligar da realidade por alguns minutos. Lembro de ter lido o Diário de Santa Faustina, onde ela cita que durante alguns minutos "experimentou a felicidade do paraíso", uma extrema alegria e sentimento de paz, e isso ocorreu por que ela era SANTA, e estava muito próxima a Deus, em oração, e em estado de Graça.

É possível alguém chegar a se desligar do mundo por estar próximo a Deus? Sim, é possível, mas isso é um carisma (extraordinário), e que Deus dá a quem ele quer, quando quer e se quiser. Na realidade são raríssimos os casos que isso ocorreu de fato na história, mais precisamente em Santos, e isso ocorre de forma Involuntária. E não como vemos nos grupos da Rcc, onde todos entram em uma fila e na sua vez caem no chão e fingem histerias. Para isso ocorrer, a pessoa não precisa necessariamente cair no chão. Pode estar de joelhos rezando por exemplo. Isso não tem absolutamente nada a ver com a histeria protestante de cair de chão e ficar fingindo que Deus tá agindo. Isso é um ato grotesco de puro fingimento e sentimentalismo exacerbado, sem razão nenhum para ocorrer. 

Quando a pessoa está em estado de pecado mortal, Deus não atua nesta alma, e o Catecismo de São Pio X afirma que Deus não ouve nenhuma oração de pessoas que estão em estado de pecado mortal (a não ser orações por sua conversão e salvação). Ora, portanto, é simplesmente ridículo pensar que em uma Igreja cheia de carismáticos, todos entram na fila e são perfeitamente santos. A maioria que ali cai no chão é puro fingimento, não há nada de sobrenatural, apenas pessoas que veem as outras caírem e fazem igual (foi exatamente o que fiz quando participei). E a grande maioria estão vestidos indecentemente, vão a baladas, shows, micaretas, e depois participam da Rcc, muitos nem a missa vão, achando que só o grupo de oração é suficiente. (Não estou generalizando, isso ocorre cerca de 90% dos carismáticos, e os que conhecem de fato um pouco da ortodoxia da Igreja são raríssimos casos).

Lembro de uma história que um amigo me contou que ocorreu em um retiro da Rcc. A pessoa estava colocando a mão na cabeça dos fiéis, e aos poucos iam caindo, um por um. Quando todos estavam no chão alguém espirrou. E todos caíram na gargalhada. Puxa vida hein! Estava em sintonia tão grande com Deus que conseguiu espirrar, e todos que estavam "repousando" conseguiram rir ao mesmo tempo! Que palhaçada ridícula! Foi-se a época que os protestantes eram os únicos a ser chamados de ridículos e serem zombados. Agora os carismáticos se uniram a tamanha palhaçada. Que o circo tenha fim! Pois já são muitos os espinhos cravados no Sagrado Coração de Jesus e no Imaculado Coração de Maria.

Este artigo é apenas uma parte da refutação de tantos erros presentes no movimento carismático, se você quer acompanhar desde o começo, recomendamos o seguinte link: Estudo sobre as críticas do movimento carismático.

Fontes:
[1] Catecismo da Igreja Católica
[2] PASCENDI DOMINICI GREGIS - Papa São Pio X.
[3] Orlando Fedeli - Montfort.

Um comentário:

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.