A Livre Interpretação Protestante


Conta-se que certa vez quatro cegos estavam caminhando quando de repente se depararam com um elefante.
.
O primeiro cego passou suas mãos no lado do elefante e exclamou:
.
-“Que parede grande!”

.
O segundo cego, que estava mais à direita, passou a mão na cauda do elefante, analisou-a até o fim e disse:
.
-“Nada de parede! Isso é um espanador”
.
O terceiro cego agachou e encontrou uma das pernas do elefante que o fez pensar:
.
-“Esta deve ser uma bela árvore”.
.
Já o quarto cego, com a mão na tromba do elefante gritou:
.
-“Cuidado gente, isto é uma cobra!”

Qual cego estava com a razão? Logicamente que nenhum deles.
.
Apesar de estarem ali, com o elefante ao alcance das mãos, não conseguiram perceber do que se tratava. E por quê?
.
Porque cada um analisou apenas uma parte do animal e não todo o seu conjunto. .
.
Embora estivessem cara a cara com o elefante não atingiram o conhecimento deste.
.
No nosso dia a dia nos deparamos com muitos cegos que com o elefante nas mãos não conseguem saber do que se trata.
.
Estou falando daqueles que, com a analise diária da Bíblia, não conseguem perceber o valor e a necessidade imprescindível da Igreja.
.
Não percebem que estão analisando apenas uma parte do elefante e que assim não chegarão ao conhecimento de nada.
.
E o que a Igreja tem com isso? Tudo.
.
Ela é, digamos assim, os olhos que faltam nos cegos para que eles vislumbrem a totalidade do “elefante”.
.
Hoje em dia, muitas pessoas estão convencidas de que podem ler, analisar e interpretar a Bíblia sem àquela que a preparou, a montou e conferiu sua autoridade:
.
A IGREJA !!!
.
E não só isso, mas também querem ensinar à Igreja ler a sua obra.
.
Isso é o mesmo que eu dizer ao Monteiro Lobato que ele não entende o que escreveu e eu vou interpretar corretamente para que ele entenda.
.
Isso será possível? Será correto de minha parte? Certamente não.

Contudo, apesar de todos perceberem que eu não posso ler e entender as obras de Monteiro Lobato sem concordar e me apoiar nele, muitos querem ler e interpretar a obra da Igreja sem concordar com ela. Não é curioso? Mas isso acontece... e como acontece...
.
A Bíblia, formada por Antigo e Novo Testamentos, foi assim constituída e confirmada há mais de mil e seiscentos anos pelo Papa Dâmaso em um decreto chamado Decretum Damasi datado de 382, em que diz o Papa:
.
“Devemos agora tratar das divinas Escrituras: o que toda a Igreja Católica aceita e o que ela deve recusar”(1)
.
Então discorre apontando o nome dos setenta e três livros aceitos pelos cristãos como inspirados por Deus.
.
Como se vê, a Bíblia é obra da Igreja Católica(2) e não deve (e nem pode) ser entendida sem os seus “olhos”, sem a sua visão.
.
Interpretação, cada um tem a sua. Para um fato que aconteceu hoje vai haver inúmeras opiniões e interpretações, cada qual de acordo com a visão de cada expectador.
.
É como o caso do bêbado que no fundo da sala do A.A. (Alcoólicos Anônimos) observava o pregador que demonstrava os malefícios do álcool.
.
Este pegou um copo com água e um verme. Colocou o verme na água e este atravessou o copo até chegar do outro lado intocável.
.
Pegou um outro copo, agora com álcool, e colocou o mesmo verme que na mesma hora desintegrou-se.
.
“Que conclusão tiramos disso?”, perguntou o palestrante.
.
O bêbado lá do fundo não titubeou e disse:
.
-“A conclusão é a seguinte: quem bebe álcool não tem verme!”
.
Poderemos dizer que a interpretação do bêbado está errada?
.
Ele falou aquilo que convinha para ele sem levar em conta a intenção do palestrante
.
E quantos querem retirar da Bíblia uma interpretação partindo do ponto que melhor lhe convém sem levar em consideração a intenção da Autora?
.
Não querem observar aquilo que orienta a “coluna e o sustentáculo da Verdade.”(3)

(1) A Fé Católica, Documentos do Magistério da Igreja, p. 141. Justo Collantes. Edições Lumen Christi.
.
(2) O Antigo Testamento foi escrito e catalogado pela tradição judaica antes da vinda de Nosso Senhor.
.
Já o Novo Testamento, escrito pelos Apóstolos e seus discípulos, foi organizado pela tradição cristã e confirmada em muitos Concílios e documentos papais como o supra citado do Papa Dâmaso.
.
Neste ínterim, podemos dizer que a Igreja Católica é a Autora da Bíblia, pois a sua composição final e a sua autoridade como Palavra de Deus para os cristãos nos foi ensinada e corroborada pela Igreja.
.
Se não houvesse, desde o início do cristianismo, a confirmação insistente da Igreja de que a Bíblia é a Palavra de Deus, com certeza hoje nós não a teríamos como tal, como aconteceu com os chamados “escritos apócrifos” que, apesar de serem escritos na mesma época e por discípulos dos apóstolos, senão por algum apóstolo, não tiveram o apoio da Igreja e não são considerados sagrados.
.
(3) cf. 1Tm 3,15

4 comentários:

  1. O exemplo do AA é ótimo!
    O Pe Paulo publicou no seu site uma palestra muito boa: Nâo há Biblia sem Igreja. Ele cita a história do elefante, embora não tenho certeza se foi nesta palestra. Muitos protestantes contestam este fato sobre a Bíblia. Vi muitos que postaram comentários sobre um vídeo no YouTube onde Pe Paulo responde calúnias de protestante no programa Escola da fé da Canção Nova. Creio que o protesto deles vai contiar existindo. Ao católico é necessário formação para viver sua fé.

    ResponderExcluir
  2. QUEM SERÁ QUE ESTA CEGO EM:

    JESUS DISSE QUE TUDO QUE PERDIRMOS AO PEAI PEÇA EM SEU NOME E ELE FARÁ. E AINDA DIZ QUE SE O AMAR GUARDARÁ ESTE MANDAMENTO.

    E VOCÊS ENSINAM OS FIEIS A PEDIREM POR JOÃO, PEDRO MARIA E MUITOS OUTROS.;
    QUEM SERÁ ESTA CEGO?

    A BIBLIA DIZ QUE CRISTO É A PEDRA QUE A IGREJA ESTA FUNDADA VOCÊS DIZEM SER PEDRO.

    A BIBLIA DIZ QUE NÃO PÓDEMOS FAZER, VENERAR OU ADORAR QUALQUER TIPO DE IMAGEM DE NADA QUE ESTA NO CEU, NA TERRA, OU ABAIXO DELA E VOCÊS FAZEM TUDO ISTO.

    A BIBLIA DIZ QUE EXISTEM DOIS CAMINHOS, E VOCÊS ENSINAM UM TERCEIRO QUE É PURGATORIO, INCENTIVANDO AS PESSOAS A TEREM UMA VIVDA MORNA.

    QUEM SERÁ QUE ESTA CEGO EM????

    MEU DEUS É TÃO FABULA PSEUDOCRISTÃ, QUE NÃO SEI O QUE ESCREVE PRIMEIRO PARA REBATER.

    A CRISTO DAI GLORIA.

    ResponderExcluir
  3. Quanta Baboseira caro Jrag! Os Santos apenas Intercedem por nós, eles ORAM a Deus como todos nós, apenas Jesus Salva, onde está a dificuldade de entender isso?

    Nòs NAO adoramos NADA, NEM NINGUEM alem de Deus, o pastoreco que te disse isso MENTIU, nós NAO adoramos Maria, nem os Santos, Só Deus é adorado no catolicismo, as Imagens NAO SAO adoradas, nem ninguem. Os Santos foram pessoas que seguiram o nosso Deus, seguiram o mesmo Deus por isso são lembrados. Não há nada errado com isso.

    O Purgatório é bíblico! 2Mc 12,43-45; Mt 5,25-26; Lc 12,48; 2Co 5,10; Gl 6,8 e 1Pd 1,7.

    ResponderExcluir
  4. Jrag, acho que você precisa pesquisar um pouquinho. Intercessão não quer dizer que santo a ou b vai lhe dar alguma coisa. Mas que essa alma que está nos céus TAMBÉM, vai rezar a Deus por você apresentando seus problemas, como um irmão. As almas na gloria segundo as Escrituras estão conscientes e diante de Deus. E como os batizados fazem parte do Corpo de Cristo, existe uma comunhão mistica entre os membros da Igreja do céu, da terra e do purgatório. As almas no céu conhecem nossos pedidos, através de sua comunhão com o Verbo. A intercessão dos Santos é bíblica, se encontra no livro de Macabeus por exemplo e no NT existem passagens que remetem a essa doutrina. A intercessão dos santos SEMPRE esteve na Igreja desde seu inicio a 2000 anos atras, quando os cristãos primitivos pediam a intercessão dos irmãos que tinham acabado de morrer. A arqueologia física e os registros históricos provam isso. Procure-os. Isso sempre fez parte da Tradição Apostolica.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.