O Pecado contra o Espírito Santo

Existe um momento na história do homem pecador, em que ele endurece o coração pra Deus de tal forma, que a graça já não consegue mais atingi-lo, e ele vive e morre na negação da graça de Deus, é como o Faraó, o coração dele foi enrijecido de tal forma para Deus que não ''arredou o pé'' de suas convicções mesmo tendo a verdade na sua frente, de que aquele era o verdadeiro e único Deus que queria a libertação de seu povo.

Este endurecimento irremediável do coração do homem ao amor de Deus é de fato o pecado contra o Espírito Santo.

São Tomás de Aquino, nosso grande teólogo, elenca 6 meios desse pecado contra o ES vir à tona, e são esses:

1) DESESPERO - Não acreditar no perdão divino, é pensar que seu pecado é tão grave que nem Deus pode perdoá-lo, é achar que você é tão grande e importante que seu pecado é maior que o próprio Deus, achar que não há mais salvação para você, TALVEZ e só talvez, tenha sido o pecado de Judas, deparar-se com um erro tão grande e brutal e pensar que não haveria mais perdão, então ele se suicida, essa descrença no amor e no perdão de Deus endurece o coração do homem e o faz pecar contra o Espírito Santo, Deus pode e quer perdoar sempre e qualquer coisa, claro que mediante devido arrependimento, não existe perdão sem arrependimento sincero.

2) PRESUNÇÃO DE SALVAÇÃO: É achar que independentemente do que você faça, roubar, fornicar, matar, etc etc etc; você será salvo, é achar que você terá a salvação sem mérito algum, este pecado fecha a porta do perdão, afinal, como alguém pede perdão e clama misericórdia se acha que não faz nada de errado? 

3) RECUSAR A VERDADE CONHECIDA: É saber que algo é verdade, saber que aquilo é o correto mas nega-se por vários fatores, incluindo desencargo pessoal de consciência. Isso manifesta-se muito aqui no CF quando postamos algo da doutrina da Igreja sobre um assunto e sempre tem um pseudo-católico dizendo que pensa de outra forma porque é assim ou assado, ''porque não acredito que Jesus me condenará por usar anticoncepcional, porque não acredito que Jesus me condenará por viver em concubinato, porque não acredito que Jesus me condenará por não ir à missa todo domingo, etc etc etc''; no fundo a maioria das pessoas sabe que estão erradas e conhecem a verdade, Jesus disse que a verdade libertaria, não que ela seria agradável aos ouvidos, negar a verdade é ser como Pôncio Pilatos e lavar as mãos, ser cínico e negar a verdade é pecado contra o Espírito Santo. 

4) RECUSAR A GRAÇA DIVINA: É ter inveja das graças que Deus concede a outros, é ver a graça de Deus agindo no mundo e você sentir ódio disso, por ex; seu irmão tem vocação ao sacerdócio e você não, você fica com ódio da ação de Deus na vida das outras pessoas, isso acaba endurecendo o coração das pessoas e leva ao pecado contra o ES. 

5) IMPENITÊNCIA FINAL: Morrer sem arrependimento dos pecados mortais e graves que cometeu, morrer sem querer o perdão divino. 

6) OBSTINAÇÃO DO PECADO: É ter seus próprios pecados preferidos, é gostar um ou mais pecados e escolher praticá-los consciente e deliberadamente mesmo sabendo que são pecados, é tipo ''eu sei que é pecado, mas gosto disso, vou fazer e pronto''. 

Em tempo: Sei que já tá todo mundo maluco aí, morrendo de medo, MAS CALMA, se você está preocupado se cometeu o pecado contra o ES, você não cometeu; porque quem comete este pecado terrível já está tão endurecido, de tal forma afastado de Deus que não está nem aí pra Deus, pro arrependimento, pra pedir perdão, etc. 

Se você sentir qualquer faisquinha desses pecados, ore e procure a confissão logo, é como um processo de petrificação, não deixe essas sementes malditas crescerem e te deixarem definitivamente afastados de Deus.

A pessoa que comete pecado contra o Espírito Santo não é perdoada porque ela não quer ser perdoada, ela se deixa afastar de tal forma de Deus que por livre escolha vive sem Deus e morre sem Ele, isso significa inferno.

Para maiores esclarecimentos, aconselhamos uma instrução do site do próprio Padre Paulo Ricardo a respeito do tema, no Link: O Pecado contra o Espírito Santo.

Salve Maria Puríssima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.