A Igreja Católica mudou os mandamentos?

Deus fez uma aliança com a humanidade através de Moisés, que hoje chamamos de Antiga aliança. Os 10 mandamentos foram enviados por Deus à Moisés de acordo com esta antiga aliança em Êxodo 20.



Jesus veio ao mundo e Ele mesmo modificou a Lei, ele disse que não veio para modificar a lei, mas para cumpri-la, dizendo assim que essa foi a vontade do Senhor.Uma das maiores provas de que o próprio Cristo modificou a Lei é que os fariseus da época o condenavam dizendo que Ele não poderia ser o filho de Deus, pois não guardava os mandamentos, e não guardava o sábado nem Ele, nem seus discípulos:


“Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas. Advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados?”. (Marcos 2,23-28).


Se os Protestantes dizem que a Igreja Católica mudou os 10 mandamentos, ora, então eles deveriam também guardar o sábado, e não acender nem fogo, nem fazer comida em casa em dia de sábado. E sabemos muito bem que os protestantes não guardam sábado algum! Somente os Adventistas o guardam (erroneamente, alguém diz a eles que Cristo já veio, por favor). 

Portanto, que fique claro: existe duas Alianças:

- Antiga (Antigo testamento).
- Nova Aliança (Novo testamento – Jesus Cristo). 

Lembrando que nem tudo foi abolido, alguma coisas foram confirmadas por Cristo no novo testamento, e estas coisas continuam válidas:

Só as Leis Rituais foram abolidas. Como guarda do sábado, sacrifício de animais, abstinência de certas comidas. As Leis Morais persistem. Continua proibido idolatrar, usar o nome de Deus em vão, não honrar a Deus em culto público, matar, desobedecer a pais e superiores, roubar, adulterar, cobiçar o alheio e desejar impureza, homossexualismo, etc.

Os Dez Mandamentos no Catecismo da Igreja Católica (CIC)


A antiga Lei ensinava o princípio do “olho por olho e dente por dente” (cf. Ex 21,24; Lv 24,20; Dt 19,21). Porém, Cristo nos ensina a dar a face àqueles que nos batem (cf. Mt 5,39). Podemos perceber nisto um indício da perfeição que Cristo prometeu que daria à Lei. 

Um outro exemplo é a exposição do Senhor no Sermão da Montanha (cf. Mt 5-7), culminando no resumo de toda Lei em duas ordenanças apenas: 

"Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas" (Mt 22,36-40).

Nos parágrafos 1961 a 1964, o CIC explica a Lei e seu aperfeiçoamento prometido por Cristo. Depois nos parágrafos 1965 a 1974, o Catecismo expõe sobre a Nova Lei, a Lei da Graça. É aqui que a Igreja Católica apresenta uma interpretação dos Dez Mandamentos, não segundo a Antiga Lei, mas conforme a Nova Lei inaugurada por Cristo, a Lei da Graça. A proposta da Igreja no CIC era mostrar como aqueles princípios universais expostos na Antiga Lei se aplicariam na Nova Lei. 

Se por isto os Adventistas acusam a Igreja de alterar os Dez Mandamentos, porque também não acusam a Cristo, se foi Ele que primeiro o fez? 


A Igreja Católica omitiu a parte dos 10 mandamentos que fala de Idolatria? Ela tirou por que apoia a Idolatria?


Nem pensar! A Igreja Católica NÃO tirou nada dos 10 mandamentos, ela apenas repetiu conforme Cristo os ditou, vejam:


"Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?” Mateus 19,16-22


Vejam que Cristo mesmo não cita a parte "não farás para ti esculturas", não que isso tenha sido abolido, NÃO FOI, apenas deve ser interpretado conforme a época. Como já explicamos diversas vezes nesta página. Para quem não lembra eis um link para leitura sobre Imagens de esculturas: Deus proibiu de fazer Imagens?

A condenação de fabricar qualquer tipo de imagens, foi referente AQUELA ÉPOCA, por que aquela época o povo era pagão, existiam muitos falsos deuses e como bem sabemos o povo era infiel, adoravam estátuas, achavam que aquilo era um deus e isso desagradou muito a Deus. Mas Deus nunca proibiu que as imagens fossem feitas para representação apenas, como querubins (Exodo 25), onde foi o próprio Deus quem ordenou para fazê-las. Se as imagens não fossem importantes, o próprio Deus não teria pedido para moisés fazer, e também abençoou e aprovou o templo do Rei Salomão que estava repleto de imagens de esculturas: leões, anjos, etc. 

Entretanto, a condenação da Idolatria continua no Novo Testamento, somos proibidos de adorar deuses falsos, por que nosso Deus é um Deus ciumento que não divide sua glória. A Idolatria [adorar algo que não é Deus, ou colocar qualquer coisa no lugar de Deus] continua sendo um pecado gravíssimo que ofende o Senhor. 

Isso nunca foi tirado dos 10 mandamentos, o primeiro e mais importante mandamento é: "Amar a Deus sobre todas as coisas" e aí está já a condenação a qualquer idolatria, pois Deus deve ser amado acima de qualquer outra pessoa. 

Assim diz o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:


I.5 IDOLATRIA/ÍDOLO



I.5.1 Definição e significação de idolatria.


§2112 O primeiro mandamento condena o politeísmo. Exige que o homem não acredite em outros deuses afora Deus, que não venere outras divindades afora a única. A escritura lembra constantemente esta rejeição de "ídolos, ouro e prata, obras das mãos dos homens", os quais "têm boca e não falam, têm olhos e não vêem..." Esses ídolos vãos tornam as pessoas vãs:

"Como eles serão os que o fabricaram e quem quer que ponha neles a sua fé" (Sl 115,4-5.8). Deus, pelo contrário, é o "Deus vivo" (Jo 3,10) que faz viver e intervém na história.

§2113 A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro", diz Jesus (Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não adorar "a Besta", recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega o senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina.

§2114 A vida humana unifica-se na adoração do Único. O mandamento de adorar o único Senhor simplifica o homem e o livra de uma dispersão infinita. A idolatria é uma perversão do sentimento religioso inato do homem. O idólatra é aquele que "refere a qualquer coisa que não seja Deus a sua indestrutível noção de Deus".

O Catecismo da Igreja é um tapa na cara de qualquer herege que insiste em dizer que a Igreja não condena a Idolatria. Ahh se todos os Católicos conhecessem o Catecismo da Igreja, não cairiam tão fácil na lábia de falsos mestres, falsos profetas como esses que insistem em engolir mais os filhos de Deus, e levá-los para as trevas.


CAIAFARSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.