O Canto Gregoriano - Parte II

Eis a pergunta: É permitido o Gregoriano em nossas Paróquias? Foi ou não abolido? Os fiéis irão gostar desse gênero musical na Santa Missa?

Caríssimos leitores, essa formação irá abordar sobre o Canto Gregoriano no Vaticano II:

O canto gregoriano É e CONTINUA sendo o canto oficial da Igreja Católica. Alguns católicos modernos, para tornar a Missa "mais atraente" julga que o Vaticano II aboliu o Canto Gregoriano, os mesmos acham o gregoriano algo ultrapassado, sem saber do valor e Dignidade que ela tem!

Vamos por partes...

De onde surgiu o nome "GREGORIANO"? Como vimos na parte I, é uma homenagem ao Papa Gregório Magno, o 64º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Pontificou de 3 de Setembro de 590 até a data da sua morte (604). Era monge beneditino. É um Doutor da Igreja e um Padre latino.

O canto Gregoriano é conhecido como o canto dos Anjos, por isso que os cantores ficam no Coro da Igreja, local alto para simbolizar os Anjos cantando no Céu. Por aí, já temos a consciência, do valor e dignidade deste canto na Liturgia.

Respondendo as perguntas:
É permitido o Gregoriano em nossas Paróquias? Foi ou não abolido?

Claro que é permitido, sem dúvida alguma. O vaticano II nunca aboliu o gregoriano, acredito que diante da crise Litúrgica do qual vivemos e do modernismo na Igreja, foi o principal sintoma, deixar de lado o canto dos Anjos, por músicas protestantes, ou músicas compostas por qualquer um, sendo que a Igreja Católica têm hinos feito por Santos, como o Anima Christi que foi composta por Santo Tomás de Aquino
É importante refletirmos: Vou trocar um hino feito por um Santo e Doutor Angélico por uma música composta pelo Chico ou o Zé? É querer jogar fora a beleza da Igreja, a riqueza e etc...


Para provar, leia o Sacrosanctum Concilium:

                                                      Promoção da música sacra

116. A Igreja reconhece como canto próprio da liturgia romana o canto gregoriano; terá este, por isso, na acção litúrgica, em igualdade de circunstâncias, o primeiro lugar. 

O gregoriano, pode ser cantado a capela ou acompanhado do instrumento, o órgão:

                                                  Instrumentos músicos sagrados

120. Tenha-se em grande apreço na Igreja latina o órgão de tubos, instrumento musical tradicional e cujo som é capaz de dar às cerimonias do culto um esplendor extraordinário e elevar poderosamente o espírito para Deus. 

Os fiéis irão gostar desse gênero musical na Santa Missa?
Há quem diga que o gregoriano e o órgão afastam as pessoas da Igreja, por deixar a Missa "morta" e blá blá blá... Sabemos que a Missa é Sacrifício, favor sugiro que leia a formação para entender melhor: Podermos bater palmas na Santa Missa?

Não vamos a Missa para nos sentir bem, para isso o 'Padre ou o coral tem que me agradar', isso se deixa para os protestantes. Vivamos o verdadeiro sentido da Missa e não desobedeçamos a Igreja, coluna e sustentáculo da verdade (I Tim III,15).

Espero que o leitor tenha entendido a dignidade do gregoriano, órgão na Liturgia Católica.

Pax vobis.

Por Igor Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.