Adivinhações e Falsas profecias da Rcc

Levando em consideração o que vi quando era da Rcc, e o que sei que ocorre em vários 'grupos de oração' deles escrevo esse artigo, tendo como base alguns documentos da Santa Igreja, e os escritos dos Santos, que são valiosíssimos ao nosso aprendizado.

O que fazem os carismáticos? "Acreditam que qualquer LEIGO, tem o dom da "profecia" e basta ser "escolhido" pelo Senhor (nem eles sabem discernir quando é escolhido ou não, na verdade eles mesmos escolhem) para fazer uso de profecias (leia-se adivinhações). Ficam no "altar" gritando, de forma ritmada e frenética (com voz de pastores protestantes), dizendo que tal e tal pessoa foi curada. Exemplo: 'O Senhor está me revelando, que você foi curada hoje irmã'. Na verdade eles creem que Deus é obrigado a curar as pessoas, e que basta a pessoa crer que certamente ficará curada de qualquer enfermidade. Chamam isso de profecia, creem que os leigos tem esse dom, e portanto em todos os "cultos" da Rcc isso acontece."

Deus Condena todo tipo de adivinhações


As adivinhações mostram claramente como eles deformam os dons. 1Co XIV, 3: “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação”. Como você pode notar o apóstolo São Paulo não cita a adivinhação como sendo dom do espírito; as profecias que vem do espírito são para edificar, exortar e consolar; adivinhar ou vem da carne ou de satanás. 

Deus sempre condenou as adivinhações, assim diz em Deuteronômio XVIII, 9-13 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.”

E ainda: "Não pratiqueis a adivinhação; não a procureis, pois tornar-vos-ia impuros. Eu sou o Senhor, vosso Deus" (Lv XIX, 31).

O que ocorre na Rcc nada mais é que pura adivinhação, falsas profecias, onde um leigo fala o que vem em sua mente para as pessoas, que geralmente vão lá para resolver algum problema e querem ouvir coisas agradáveis aos ouvidos.

Na realidade o que se pratica hoje em várias denominações protestantes e também na Rcc, não é nada de Profecia nem muito menos o dom genuíno da revelação, mas unicamente Chutometrias pseudoproféticas ou seja: O "se colar colou...” Nas escrituras não vemos os apóstolos fazerem isto. 

Falsas Profecias aumentam a Ira de Deus


Vejamos o que diz a palavra: Ez XIII, 6: “Vêem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor os não enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra”.

Ez XIII, 7: “Não vedes visão de vaidade e não falais adivinhação mentirosa, quando dizeis: O senhor diz, sendo que Eu tal não falei?”. 

Notemos que as adivinhações são abomináveis aos olhos do senhor: “Portanto, assim diz o senhor Deus: Como falais vaidade e vedes a mentira, portanto, eis que eu sou contra vós, diz o senhor Deus”. Ez XIII, 8

Ez XIII, 9: “E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e adivinham mentir”. 

Jr XXIII, 30: “EIS QUE EU SOU CONTRA OS PROFETAS, DIZ O SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro”.

Deut XIII, 1-5; Jer XXIII, 32; Zac X, 2: Mesmo que seus sinais e portentos proféticos se cumprissem, os praticantes da adivinhação não ficavam isentos da condenação.

Aqui neste link tem um artigo bom sobre falsas profecias e adivinhações. Eles referem-se à prática protestante pentecostal, porém é exatamente a mesma coisa que fazem os carismáticos.

O que ocorre no meio carismático nada mais é que falsas profecias, um leigo que fala o que vem em mente, para que o povo se sinta "bem" e se sinta tocado. Não vem do Espírito Santo de Deus. Os Sacerdotes católicos, estão acima da dignidade dos anjos, no céu [1], os que se salvarem, serão mais felizes do que todos os santos juntos, por que na hierarquia da Santa Igreja são grandes aos olhos de Deus, assim diz o livro A Selva de Santo Afonso de Ligório (doutor da Igreja). Se até os sacerdotes que estão acima de nós, não possuem dom algum de adivinhar o futuro, muito menos um leigo! Um leigo não passa disso: Um leigo, e ele não tem absolutamente nenhum poder acima de outras pessoas para conhecer a alma de cada pessoa que está dentro de uma Igreja e saber o que se passa com ela, para emitir um juízo se ela ficará curada ou não. 

As Verdadeiras profecias devem ser analisadas pela Igreja, e ela dirá, depois de muito estudo se são verdadeiras. Existem as profecias aprovadas pela Igreja, como as aparições de Nossa Senhora de Fátima, Lourdes, La Salette, e muitos videntes que fizeram verdadeiras profecias, onde a Igreja as aprovou. Ou Santos que estavam muito próximos a Deus, e por isso fizeram verdadeiras profecias, como São João Bosco. Porém isso não é adivinhação. Foram devidamente aprovadas pela Igreja, e foram feitas por pessoas que estavam muito próximas a Deus, diferente de nós. Portanto não devemos confundir as verdadeiras profecias, com falsas profecias e adivinhações.

O Dom da Cura: Deus não é obrigado a nos curar


Podemos crer que Deus pode nos curar de uma enfermidade, porque Ele sendo Deus, pode todas as coisas. Mas antes de tentar "obrigar" Deus a fazer alguma coisa, lembremos o que disse Nosso Senhor Jesus Cristo enquanto estava em agonia, antes da crucifixão: 

"Não se faça, porém, a minha vontade, mas a tua (sed tua fiat)". (Lc XXII, 42)

Em nossas orações devemos pedir que a vontade de Deus seja feita em nossa vida, e não simplesmente "eu te ordeno" como ensinam os protestantes e carismáticos. Deus não é obrigado a nos curar, ele pode nos curar, se tivermos fé, ou as vezes não. Mesmo tendo uma fé enorme, as vezes ele não nos dá a cura. Acha que estou mentindo? Vejamos então, recorramos à vida dos Santos, que são exemplos de santidade para nós, e ninguém mais do que eles estiveram tão próximos a Deus e tiveram tanta fé: 

1 - Santa Teresinha do Menino Jesus: Morreu jovem, aos 24 anos de Idade, vítima de tuberculose. Será que ela exigiu a cura para Deus e por "pouca fé" morreu? Obviamente não. Ela morreu por que era a vontade de Deus! 

2 - Santa Bernadete: Vidente de nossa Senhora de Lourdes. Ela via nossa Senhora, falava com ela. E até hoje existe a fonte milagrosa na França, onde diversas pessoas ficaram curadas, na época e atualmente. Na aparição do dia 25 de fevereiro, Nossa Senhora mandou que Bernadete cavasse o chão na gruta Massabielle. Onde ela cavou, brotou uma fonte de água pura que jorra cerca de 5 mil litros por dia até os dias de hoje. Desse dia em diante, milhares de curas extraordinárias já aconteceram a enfermos que se banharam nas águas abençoadas da gruta de Lourdes. Santa Bernardete realizou muitos milagres em vida e mais ainda após a sua morte. Dois milagres em vida ficaram muito famosos. Um recém nascido tuberculoso, desenganado pelos médicos, foi levado por sua mãe ao convento que para Santa Bernadete acabar de bordar a roupa do doente, quando sua mãe coloca a roupa no doente ele fica curado.Uma mãe leva a filha aleijada no convento e pede para Bernadete segurá-la. A superiora diz para que ela não a deixe no chão, mas logo Santa Bernadete a deixa brincar e correr para todos os lados, pois ficou milagrosamente curada. Santa Bernadete sofria de uma doença que a deixou totalmente paralisada. Ela faleceu no dia 19 de abril do ano de 1897 com 35 anos apenas, estando totalmente imobilizada na cama! 

Portanto, devemos aceitar a nossa cruz, se esta for a vontade divina. Aceitar de boa vontade as doenças sem murmurações é uma atitude dos santos. Se tivermos que sofrer que soframos com paciência, e sempre na vontade de Deus. Não podemos ir sempre em busca de curas e milagres, achando que Deus é obrigado a nos curar, como ensinam os protestantes e carismáticos. O Problema deles é que ambos pensam que Deus é obrigado a nos curar, prometem milagres, curas, e vivem de adivinhações, e isso é condenado pela bíblia e pela Igreja. Ninguém tem o dom de adivinhar nada! Devemos rezar e ter fé, e não ficar afirmando algo que nem sabe se é verdadeiro! 

Documento da CNBB que Proíbe orações em línguas estranhas, sem intérprete, e outras instruções a respeito da Rcc no Brasil:


Cito aqui apenas o trecho que fala sobre o "Dom da Cura":

59. Dom da cura: O Senhor dá a algumas pessoas um carisma especial de cura, para manifestar a força da graça do Ressuscitado. No entanto, as orações mais intensas não conseguem obter a cura de todas as doenças. São Paulo aprende do Senhor que "basta minha graça, pois é na fraqueza que minha força manifesta todo seu poder" (2 Cor 12, 9), e que os sofrimentos que temos que superar podem ter como sentido "completar na minha carne o que falta às tribulações de Cristo pelo seu corpo, que é a Igreja" (Cl 1,24).

60. Ao implorar a cura, nos encontros da RCC ou em outras celebrações, não se adote qualquer atitude que possa resvalar para um espírito milagreiro e mágico, estranho à prática da Igreja Católica (cf. Eclo 38, 11-12). 

61. Nas celebrações com doentes, não se usem gestos que dão a falsa impressão de um gesto sacramental coletivo ou que uma espécie de "fluido espiritual" viesse a operar curas. 

62. O Óleo dos Enfermos não deve ser usado fora da celebração do Sacramento. Para não criar confusão na mente dos fiéis, quem não é sacerdote não faça uso do óleo em bênção de doentes, mas use apenas o Ritual de Bênçãos oficial da Igreja.[2]

Cuidado para não ser enganado pelo demônio


"O demônio fica muito satisfeito quando percebe que uma alma deseja receber revelações ou sente inclinações por ela, visto que neste caso se lhe oferecem muitas ocasiões e possibilidades de insinuar e de destruir nela a fé" 
São João da Cruz. [3]

"Em segundo lugar, porque é muito fácil haver engano, ou risco de o haver. O Demônio não precisa senão de uma porta aberta para armar mil embustes. Em terceiro, porque a própria imaginação, quando há um grande desejo, leva a pessoa a acreditar que vê e ouve aquilo que deseja, tal como os que, querendo uma coisa durante o dia e pensando muito sobre isso, sonham com ela à noite." 
Santa Teresa D´Ávila

“Aqueles que querem viver na Vontade de Deus não devem desejar obter (...) revelações ou sentimentos sobrenaturais que superem o estado ordinário daqueles que têm por Deus um temor e um amor muito sinceros. Pois, um semelhante desejo só pode vir de um fundo de orgulho e de presunção. A Graça de Deus abandona a alma tomada por esse desejo e deixa-a cair nessas ilusões e nessas tentações do diabo, que a seduz em visões e em revelações enganosas. É desse modo que o demônio semeia a maior parte das tentações espirituais de nosso tempo e que as enraíza nos corações daqueles que são os precursores do Anticristo”. 
São Vicente Ferrer [4]

“Tem-se visto em nossa época, muitas pessoas que creem que foram muito freqüentemente raptadas em êxtases; e ao cabo, descobria-se que o fato não passava de ilusões diabólicas". 
São Francisco de Sales [5]

Este artigo é apenas uma parte da refutação de tantos erros presentes no movimento carismático, se você quer acompanhar desde o começo, recomendamos o seguinte link: Estudo sobre as críticas do movimento carismático.

Fontes:
[1] A Selva - Santo Afonso Maria de Ligório.
[2] Você pode ler o documento completo no link: Montfort.

[3] São João da Cruz  - “A subida do Carmelo”, livro II, cap. 11 Obs. Leitura recomendada: O Carismatismo.
[4] São Vicente Ferrer - Tratado da Vida Espiritual”, 2ª parte, cap. VIII.
[5] São Francisco de Sales - Trat. do Amor de Deus, t.2, c. IV

Um comentário:

  1. EU SERVI A RCC , POR ANOS EM 1 COMUNIDADE QUE TINHA UM GRUPO DE ORAÇÃO . PARECE QUE NAO GOSTAM DE CRUZ , E PODEM DAR A MEMBROS FRACOS COMO EU .SAI EM 1996 , VOLTE EM 2003-2004 .

    DIZEM OUVIR JESUS NO CORAÇÃO , MAS ESTOU EM UM MUNDO DE SILENCIO E SOLIDAO HA ...ANOS ....TAMBEM .

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.