[Mansidão] Uma história da vida de São Pio X

Muitas pessoas são grossas e não medem esforços nem palavras quando é para criticar os sacerdotes. É verdade que, não devemos aceitar o erro, mas quando trata-se de um sacerdote exige-se RESPEITO e MANSIDÃO. A maneira de fazer as coisas, prudência... eis o que falta até em alguns padres da tradição que eu tenho visto por aí.

É ser inteligente, saber como agir, medir as palavras... o modo de proceder etc. Muitas vezes conseguimos mais coisas SABENDO COMO AGIR, do que berrando aos 4 cantos do mundo nossa opinião, sem prudência, e as vezes até ofendendo sacerdotes! Eis que vi uma pessoa certo dia atrás, dona de um blog "tradicional" até chamando o Santo Padre de VAGABUNDO. Existe prudência, mansidão, e inteligência aí? NÃO. Existe apenas falta de temperança e pecado!

Então. Eu mesma a um tempo atrás não tinha essa temperança que agora vejo ser tão necessária para conseguir evangelizar e ajudar os outros. Por isso eu deixo esse trecho do livro "A Alma de todo apostolado" do autor Jean-Batiste Chautard. Na realidade é uma história da vida de São Pio X, contado pelo próprio! Acompanhem e vejam que TEMPERANÇA e que CARIDADE e que MANSIDÃO de um Papa tão santo!!!

"O amor ardente a Jesus e as almas dará ao apóstolo a audácia compatível com a prudência. A um leigo eminente ouvimos contar, certa vez, o seguinte facto. Falando com o Santo Pontífice Pio X, tinha esse leigo, no decurso da audiência, usado palavras ásperas para referir-se a um determinado inimigo da Igreja. "Meu filho - diz-lhe o Papa - não aprovo a sua linguagem. Como castigo, ouça esta história. Acabava de chegar à sua primeira paróquia um sacerdote que eu conheci muito bem. Julgou ele do seu dever visitar todas as famílias. Judeus, protestantes e até mações, ninguém foi excluído, e o pároco anunciou do púlpito que renovaria a sua visita todos os anos. Tanto se admiraram disto os seus colegas que se queixaram ao bispo. Este mandou logo chamar o acusado e repreendeu-o com veemência. 'Monsenhor - respondeu-lhe modestamente o pároco - Jesus, no Evangelho, ordena ao pastor que conduza ao aprisco todas as suas ovelhas: 'Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco' (Jo 10,16). Como atingir este resultado sem ir a procura delas? Por outro lado, eu nunca transijo esse resultado; limito-me a testemunhar o meu interesse e caridade a todas as almas, mesmo às que andam desgarradas, mas que Deus me confiou. Anunciei essas visitas do púlpito; e se é vosso desejo formal que eu deixe de as fazer, tende a bondade de me dar, por escrito, essa proibição, a fim de que se saiba que eu apenas obedeço ordenas de V. Ex. Rvdma.'

Abalado pelo acerto destas palavras, o bispo não insistiu. O futuro veio dar razão a esse sacerdote, que teve a alegria de converter algumas dessas almas desgarradas e comunicou às outras um grande respeito pela nossa santa religião. O Humilde sacerdote veio a ser, por vontade de Deus, o Papa que agora lhe dá, meu filho, esta lição de caridade. Seja, pois inabalável nos princípios, mas estenda a sua caridade a todos os homens, mesmo que eles sejam os piores inimigos da Igreja."

(S. Pio X).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.