Viva o Papa! (São João Bosco).

O papa é inequivocamente Pedro no meio de nós, o “ Doce Cristo na terra", como definia Santa Catarina de Sena. Porém em tempos de crise pós conciliar, deixo aqui para os leitores uma bela e esperançosa história da vida de São João Bosco, o santo dos Jovens e o Papa da época (Pio IX).

"Pio IX concede a seu povo várias reformas políticas, e as artimanhas dos sectários para alcançá-las – Os aplausos a Pio IX julgados pelo Arcebispo Dom Fransoni e por Dom Bosco – Gritai “Viva o Papa!” e não “Viva Pio IX!” – Cartazes no Oratório recordando a dignidade do Vigário de Jesus Cristo (...)¹ (Cap. XXI).



O que significam as palavras acimas tiradas do livro do Padre Lemoyne? Explicarei adiante. 

Não foi fácil o início de Pontificado de Pio IX. Ele favoreceu sobremaneira aos liberais a tal ponto de ratificar uma Constituição Liberal para os Estados da Igreja, colocando à frente um primeiro ministro também liberal. Anistiou os terroristas e carbonários e as consequências foram terríveis para os Estados Pontifícios de maneira que Roma se tornou um refúgio dos revolucionários e anarquistas de todas as formas. A maçonaria satisfeita com a ação do Papa, levava o povo a sair na rua gritando: “Viva Pio IX! Viva Pio IX”! Em Turim, Dom Bosco proibiu seus meninos de gritarem “ Viva Pio IX”,e ao invés , ensinou-os a gritar “Viva o Papa”. Assim não comungava de nenhuma tendência ou ideologia da época.

Sabemos que houve uma grande mudança em Pio IX, tanto que se tornou um dos maiores papas da Igreja. Foi ele o papa das proclamações dogmáticas da Imaculada Conceição e Infalibilidade Papal e do incomparável Syllabus.

Como Dom Bosco, devemos sempre gritar “Viva o Papa” independente de quem seja: santo ou pecador, nobre ou plebeu. Não importa seu nome, de onde vem nem como se expressa. O que importa é que seja Pedro. A ele devemos nossa devoção filial e adesão a tudo o quanto ensina como Pastor Universal da Igreja enquanto se faz o eco das tradições apostólicas.

No momento em que esperávamos o resultado do conclave, uma imagem correu o mundo: um peregrino, vestido de sacos, rezando na chuva e no frio, inclinado diante da Basílica. Era um franciscano e de Assis.

Deus está a nos dizer algo.

De uma renúncia misteriosa de um Bento à ascensão também misteriosa de um Francisco.

Tempos que chegam de gaudio ou de pesar?...

Os teólogos da libertação e escravidão das consciências, os boffes heréticos e baderneiros,os liberais, modernistas e positivistas apressadamente já se juntam para gritar " Viva Francisco!"

Contra eles e pela Igreja gritamos também nós, junto de Dom Bosco:

VIVA O PAPA!

Fontes:
1. (Padre LEMOYNE, Memorie Biografiche di Don Bosco, vol. III, Turim: Salesiana, 1903, Cap. XXI [excerto: pp. 239-242].)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.