O Celibato dos Sacerdotes é Bíblico?


Sim e Muito!!! Os protestantes e inimigos da Igreja ao não cumprirem essa Lei estão simplesmente Negando um Conselho do próprio Jesus e seus apóstolos.




Definição do Celibato: É não estar casado e em serviço a Igreja, um compromisso de não casar-se.

A Igreja sempre teve o celibato em grande estima já que o Próprio Senhor Jesus Cristo foi Celibatario. Ele é o modelo da perfeição humana. Ha quem se opõe pensando que não podemos imitá-Lo . Estes estao equivocados. A verdade é que Jesus Cristo sendo Deus, assumiu verdadeiramente a natureza humana sendo igual a nós em tudo menos no pecado. Ele nos dá a graça para viver, mesmo sendo homens, seu amor sobrenatural. Jesus disse:

" Quem puder entender que entenda ".

Jesus claramente recomendou o celibato como entrega radical de amor pelo Reino dos Céus.

"Mateus 19: Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda."

São Paulo era celibatario e incentivava a seguir esta forma de vida:

"Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor.O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido. Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas para vos ensinar o que melhor convém, o que vos poderá unir ao Senhor sem partilha. Se alguém julga que é inconveniente para a sua filha ultrapassar a idade de casar-se e que é seu dever casá-la, faça-o como quiser: não há falta alguma em fazê-la casar-se. Mas aquele que, sem nenhum constrangimento e com perfeita liberdade de escolha, tiver tomado no seu coração a decisão de guardar a sua filha virgem, procede bem. Em suma, aquele que casa a sua filha faz bem; e aquele que não a casa, faz ainda melhor. A mulher está ligada ao marido enquanto ele viver. Mas, se morrer o marido, ela fica livre e poderá casar-se com quem quiser, contanto que seja no Senhor. Contudo, na minha opinião, ela será mais feliz se permanecer como está. E creio que também eu tenho o Espírito de Deus." (I Corintios 7: 32-40).

O celibato leigo ja era praticada já na Igreja Primitiva. Aos homens celibatarios eram chamandos " os continentes" e as mulheres "virgens". Também eram conhecidos como ascéticos.

O Celibato eclesial foi um desenvolvimento logico aos ensinamentos de Cristo sobre a continencia. (Mateus 19: 10-12).

Agora analise comigo, muitos protestantes usam desse versículo abaixo, para dizer que os sacerdotes "devem" se casar:

ITm 3,2: "É necessário que o bispo seja irrepreensível; que tenha casado com uma só mulher"

Primeiramente foi São Paulo São Paulo quem escreveu, e ele não era casado (veja ICor 7,8). Numa das cartas ele recomenda: "Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". Escrevendo, pois, a Timóteo, que também era bispo celibatário, não lhe podia aconselhar casamento. Porém, por falta de candidatos celibatários para a função episcopal (naquela época!), ele lhe recomenda escolher também homens casados - virtuosos. Ou seja, SE FOSSE casada, que fosse com apenas uma esposa, ressaltando a Castidade.

Daí a sua carta (ITm 3,2) ele não coloca acento nas palavras "que seja casado"..., mas nas palavras:..."com uma só mulher..." - e não com duas ou três, mesmo que sucessivamente, - o que seria sinal de moleza e muita paixão, deixando pouco zelo e dedicação para Deus e as almas.

Sendo assim: A Igreja Católica reconhece que a exigência do Celibato dos padres não é de lei divina, mas de lei eclesial, que em circunstâncias especiais poderia ser abolida, mas opta pela maior perfeição, já que por este motivo os Apóstolos de Jesus deixaram a convivência matrimonial e familiar, para se dedicar inteiramente à propagação do Reino de Deus, - como consta de Lc 18,28-30:

"Disse depois Pedro: 'Eis que nós deixamos tudo o que nos pertence para te seguir'.


Jesus respondeu-lhes: "Em verdade vos digo, não há ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos pais ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba o múltiplo no tempo presente, e no século que há de vir, a vida eterna."

O CELIBATO É BÍBLICO! E MUITO MAIS QUE ISSO É ACONSELHADO PELO PRÓPRIO JESUS CRISTO, E OS APÓSTOLOS. PARA QUEM QUISER SE APROFUNDAR NO ASSUNTO RECOMENDAMOS AS SEGUINTES LEITURAS: ICor 7,8; ICor 7,32-33; Lc 18,28-30: ; I Coríntios 7,25-40; Mateus 19,10-12.


Deus abençoe a todos os Leitores!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Também não serão aceitos "copia e cola" de baboseiras de outros blogs, sem nem ao menos ler e responder o artigo racionalmente e de forma honesta. Salve Maria Puríssima.